Curso de Agentes de Defesa Civil – CADEC (2006 e 2009)

Capacitação presencial de Agentes de Defesa Civil nos 293 municípios catarinenses.

O Objetivo do CADEC foi capacitar integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil, a serviço do órgão municipal de Defesa Civil, com os conhecimentos básicos para atuação na prevenção e preparação para emergências, bem como, no atendimento às comunidades afetadas por desastres, difundindo o conhecimento técnico existente sobre o assunto, visando preparar preventivamente a população catarinense para atuar de forma consciente e participativa em condições de ameaças de desastres, reduzindo, assim, o grau de vulnerabilidade das comunidades.

O curso primeiro curso (2006) deu ênfase para o cumprimento das exigências legais quando da decretação de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública, que se constitui num dos principais óbices para celeridade do processo de homologação e reconhecimento.

O segundo curso (2009) contou com 40 hs de aulas expositivas com transmissão de conteúdo de forma presencial, incluindo exercícios práticos e 40 hs de aulas virtuais no ambiente virtual de aprendizagem, incluindo exercícios de fixação, debates e esclarecimento de dúvidas.

Em 2006 foram capacitados 250 participantes, representando 181 municípios, totalizando 61,77% dos municípios catarinenses.

Em 2009 foram capacitados 492 agentes de 212 municípios em 19 cursos realizados.

ANEXO: Manual CADEC