Quase 20 kits de transposição são entregues

CONCORDIA

Foto: Divulgação SDC/SC.

Na próxima sexta-feira, 19, a Defesa Civil de Santa Catarina fará a entrega de 17 Kits de transposição (pontes).  As estruturas que podem ser montadas em até duas horas, tem custo 50% mais baixo que os padrões existentes no mercado. As pontes desenvolvidas substituem estruturas danificadas com as chuvas torrenciais. Pré-fabricadas e protendidas na montagem suportam cerca de 50 toneladas. Os kits variam entre 05 e 12 metros de extensão e o padrão de cinco metros de largura.

Os recursos para a construção desses kits são provenientes do Fundo Estadual da Defesa Civil – Fundec. A aquisição e montagem são por conta da SDC, já as cabeceiras são de responsabilidade das prefeituras beneficiadas. Os municípios que serão agraciados com os kits de transposição de obstáculos nessa semana serão: Caxambu do Sul, São Bernardino, Tunápolis, Guaramirim, Rio das Antas, Maravilha, Canoinhas, Nova Trento, Santa Cecília, Lauro Muller, Paulo Lopes, Concórdia, Laurentino, Chapadão do Lageado, Agronômica, Rio dos Cedros. O Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli estará no Vale do Itajaí. Ele participa do Ato, em Rio dos Cedros, às 13h30. “Essas pontes trazem dignidade aos que vivem nessas regiões. O processo é rápido, barato e demonstra que podemos desburocratizar o atendimento emergencial” destacou.

Até agora mais de 70 unidades já foram montadas em Santa Catarina. Quase 130 kits de transposição de obstáculos foram entregues. O investimento feito pelo Governo é superior a R$ 5,8 milhões só na aquisição dos kits de transposição.

Conforme o Diretor de Resposta aos Desastres, James Rides da Silva, o processo é muito dinâmico. “Desde que começamos montar os kits, não paramos. Isso mostra que podemos responder com mais agilidade aos Catarinenses no que diz respeito a resposta ao desastre, com o acesso às comunidades”, disse.