Radar entra na fase final de montagem

IMG 1427

Entra na reta final a montagem do radar meteorológico de Santa Catarina. A radome, bola protetora do radar está quase pronta.  Com cerca de três toneladas, 10 metros de altura e 12 de diâmetro, a peça fabricada em fibra de vidro recebe os últimos “gomos”.  “Agora dependemos de tempo firme para reapertar os quatro mil parafusos e vedar toda a radome, com silicone”.  Frisou o Diretor de Projetos Especiais da Defesa Civil, Emerson Emerin. Depois de içada, a radome será fixada no alto da torre. A peça suporta até 250 quilômetros de velocidade do vento.  

Paralelamente, a antena recebe os ajustes finais para ser içada. A estrutura pesa aproximadamente sete toneladas. Ela será a primeira peça a ser levada para o alto da torre de 27 metros. Um guindaste com capacidade de levantar 300 toneladas será o responsável pela operação. “Se o tempo colaborar, o içamento deve ocorrer nessa semana. Tudo depende do vento. Se estiver estável, o trabalho será realizado”. Afirmou o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli.

Moratelli fez uma visita no local onde se concentram a obra durante a sexta-feira(23). A visita foi para verificar o andamento dos trabalhos e o serviço de acabamento na torre. Equipes trabalham no interior da torre, fazendo ajustes. Outros operários atuam na montagem da grade que vai dar segurança da edificação.

O Gerente de Tecnologia da Informação da Defesa Civil, Rafael Rocha também esteve no local para acompanhar a instalação do sistema que vai gerar as informações para Florianópolis, de onde o radar será monitorado de forma remota, no Centro de Monitoramento, na SDC.

Em junho, uma bateria de testes deve ser executada pela equipe que vai operar o radar meteorológico. A ideia é fazer a ferramenta funcionar a todo vapor, para manter o padrão em possíveis situações de crise.

Uma equipe do Ciram esteve no local na ocasião. Eles fazem a medição da altitude da Serra, onde o radar será instalado e a torre. O radar fica a 900 metros de altitude, acima do nível do mar.

O radar meteorológico vai funcionar 24 horas por dia.  Será o responsável pela captação de informações sobre o clima que vão para um banco de dados e confrontados com outras ferramentas de monitoramento do clima.

A cobertura de rastreamento do radar é de 77% do território catarinense. O volume de cidades abrangidas é superior a 190 municípios. Serão cerca de 200 quilômetros em linha reta de abrangência. O radar meteorológico foi adquirido nos Estados Unidos. Foram investidos R$ 10 milhões. O montante engloba desde aquisição da área, em Lontras, no Alto Vale do Itajaí a execução do projeto.

O equipamento é considerado um dos mais modernos da atualidade. A ferramenta será utilizada exclusivamente na previsão do tempo e pode abastecer os órgãos responsáveis pela operação com dados que serão auxílio em decisões com até duas horas de antecedência.  Isso vai possibilitar, junto com outros mecanismos de previsão do tempo, tomar decisões como abertura de abrigos, possíveis evacuações e ações de prevenção e resposta.

A leitura do radar poderá mostrar a densidade das nuvens, que tipo de ocorrência climática se aproxima e volume de granizo, ventos e chuva.

Informações adicionais e fotos: Paulo Cesar Santos

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina