Radar meteorológico móvel está em Florianópolis para a montagem

 

 

WhatsApp Image 2017-07-25 at 18.15.31 1

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil

O radar meteorológico móvel chegou em Florianópolis para ser montado nesta terça-feira, 25. Em um galpão, técnicos brasileiros e da empresa Norte Americana E.E.C. montam o equipamento. No total são 4 toneladas de peças do radar responsável pela cobertura do Sul de Santa Catarina.

WhatsApp Image 2017-07-25 at 18.15.31 2

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil

O gerente de Monitoramento e Alerta da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Frederico Rudorff, disse que até o fim de semana o radar estará montado. “Após finalizada esta etapa, faremos o treinamento “, comenta.

A sede do radar móvel é no Morro dos Conventos, em Araranguá, Sul de SC. Ele será transportado para o local após construída a infra-estrutura. No total, serão 52 municípios cobertos pelo equipamento meteorológico.

Contendo o modelo “Banda X”, o radar foi fabricado pela empresa Norte Americana Enterprise Electronics Corporation (E.E.C). O investimento do governo do Estado, através da secretaria de Estado da Defesa Civil, é de R$ 3.401.222,00. Os recursos são do Pacto por SC, financiados pelo Banco do Brasil.

Radares Banda X operam com comprimentos de onda entre 2,5-4 cm e frequência entre 8-12 GHz. Por ter comprimento de onda menor, os radares banda X são mais sensíveis e podem detectar partículas menores. Estes radares são frequentemente utilizados para pesquisa e apresentam melhor desempenho para detectar precipitação leve e neve. Por serem menores e mais leves podem ser fabricados como unidades transportáveis, como é o caso deste radar que está sendo adquirido. O alcance do radar banda X é entre 100 e 150 km.