Radares Meteorológicos em Santa Catarina

REDE SDC

Imagem: Divulgação SDC/SC

Santa Catarina passou a contar com uma ferramenta importante em 2015. O Radar meteorológico de Lontras foi ferramenta fundamental em momentos de crise para emissão de avisos e alertas em curto ou curtíssimo prazo. Com esse equipamento, meteorologistas de Santa Catarina puderam trabalhar com mais um instrumento de medição.

O Radar de Lontras, que opera em Banda S e que custou aos cofres públicos de Santa Catarina, R$ 10 milhões, cobre 77% do território Catarinense. São 191 municípios de Santa Catarina com cobertura do radar meteorológico. Este é o primeiro equipamento exclusivo para previsão do tempo no Estado.

Também foi em 2015, que a Secretaria de Estado da Defesa Civil, anunciou o segundo radar meteorológico de Santa Catarina que vai operar no Oeste do Estado. O Equipamento que deve cobrir pouco mais de 20% do território de Santa Catarina vai permitir cobertura da Região que hoje não conta com o serviço. O radar deverá ser instalado em Chapecó, conforme definido por técnicos, após análises no segundo semestre de 2015.

Em novembro de 2015 também foi anunciado o terceiro Radar meteorológico de Santa Catarina. Este instrumento será disponibilizado para a Região Sul do Estado. O diferencial deste radar, com os de Lontras e Chapecó, é que vai operar em banda “X”. A previsão é que torre e radar estejam prontos no início de 2017. A equipe técnica trabalha neste momento na elaboração do projeto e processo licitatório que será lançado ainda este ano.

O Radar meteorológico que vai atender o Sul de Santa Catarina será móvel, que estará instalado em uma carreta. Com isso, se houver necessidade, a Defesa Civil de Santa Catarina poderá levá-lo de um ponto a outro do Estado para auxiliar em leituras mais específica.

O Radar móvel previsto para Santa Catarina poderá prever em curto prazo, previsões de chuva, granizo, neve e vendaval. O investimento previsto é de cerca de R$ 500 mil e será custeado pelos cofres públicos do Estado. A expectativa é que o aparelho esteja pronto para operacionalização no início de 2016.

O radar inicialmente deve atender o Oeste do Estado, até que o fixo que está previsto para Chapecó tenha o processo de licitação, construção e instalação concluídos.