Radome chega e radar meteorológico começa ser montado

IMG 0966

Na última sexta-feira (09), chegou a carga contendo as peças que servirão para a montagem da radome – bola protetora – do radar meteorológico de Santa Catarina. As caixas juntas, transportadas de Itajaí, no Litoral para Lontras , no Alto Vale do Itajaí somam cerca de três toneladas.

Os materiais já tiveram o processo de montagem iniciado e em 10 dias, a radome deve ser içado até o alto da torre, que possui cerca de 25 metros de altura. A radome é feito em fibra de vidro, por isso o transporte foi feito de navio até Santa Catarina e de carreta até a entrada do terreno, que abrigará o radar. Depois disso, um caminhão foi responsável pelo transporte até o local de armazenagem.

O Radar meteorológico deve levar cerca de três semanas para ficar pronto. Após esse período, começa uma bateria de testes para que ele seja colocado em funcionamento de forma efetiva.

O equipamento será responsável pelo envio de informações para o Centro de Monitoramento, em Florianópolis, que dará o alerta e estará monitorando todas as possíveis ocorrências climáticas previstas para Santa Catarina.

“O Radar meteorológico do Estado é considerado o mais moderno, atualmente no País”, frisou o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli. O local escolhido para a instalação do radar está a aproximadamente 900 metros de altitude.  O terreno foi definido após avaliação de pelo menos três locais, em diferentes regiões do Estado.

O radar meteorológico custou ao Fundo Estadual de Defesa Civil de Santa Catarina – Fundec, R$ 10 milhões de reais. Ele será responsável pela varredura de 77% do território catarinense. Serão 190 municípios com cobertura do radar.

Com o radar em funcionamento, será possível ter uma previsão específica, duas horas antes do fato.  Incluindo volume de chuva, se haverá granizo e se for temporais, como se comportam as precipitações que se aproximam. Isso possibilitará, ação preventiva mais rápida por parte das Defesas Civis locais. Os dados coletados pelo radar serão acrescido de outras fontes de informações que darão mais credibilidade aos números.