Raimundo Colombo assina decreto que cria as coordenadorias regionais de Defesa Civil

dsc09296

Na manhã desta terça-feira (13), o governador Raimundo Colombo assinou o decreto que cria as 36 coordenadorias regionais de Defesa Civil (Coredecs) em Santa Catarina. O ato ocorreu no lançamento da Operação Veraneio 2011/2012, na Via Expressa Sul. De início, serão ativadas 13 unidades regionais com sede em cada um das secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional. São elas: Chapecó, São Miguel do Oeste, Joaçaba, Curitibanos, Canoinhas, Rio do Sul, Lages, Joinville, Blumenau, Itajaí, Florianópolis, Tubarão e Criciúma.

O governador Raimundo Colombo destacou a importância da ativação das coordenadorias regionais. “Com a regionalização da Defesa Civil Estadual, seremos mais rápidos e eficientes no atendimento dos municípios catarinenses atingidos por catástrofes”, informou Colombo.

De acordo com o secretário Geraldo Althoff, os coordenadores atuarão em todas as fases de defesa civil. “Esses servidores desempenharão uma função que vai além da resposta aos desastres. Queremos uma atuação efetiva na prevenção e preparação dos municípios e suas comunidades, com a elaboração de mapeamentos de risco e planos de contingência, por exemplo; além de promover a cultura de prevenção de desastres nessas regiões”, frisou Althoff.

Em 2012, as outras 23 coordenadorias serão ativadas, todas respeitando os critérios técnicos para a escolha dos coordenadores regionais. Um dos critérios é ser funcionário público efetivo, civil ou militar, para desempenhar a função frente a cada unidade regional. Outro critério é possuir experiência na área de defesa civil, sejam cursos ou atuações em desastres. Os próximos passos da Secretaria de Estado da Defesa Civil são capacitar e orientar os coordenadores para as atividades nas regiões, além de estruturar as unidades com celulares, computadores, viaturas, GPS, coletes, entre outros equipamentos para uma atuação de qualidade.

Informações adicionais:
Fabiane Pickusch Costa