Regionalização e estruturação das defesas civis foi o tema principal no Alto Vale do Itajaí

ibirama_17

Dando continuidade ao projeto “Governar o Governo” pelo Alto Vale do Itajaí, o secretário estadual da Defesa Civil, Geraldo Althoff, esteve nesta quinta-feira (07), pelas regionais de Rio do Sul e Ibirama. Pela manhã, o secretário conheceu a estrutura municipal de defesa civil das cidades de Rio do Oeste, Agronômica e Rio do Sul, e à tarde, Lontras, Jose Boiteux e Ibirama. “Fiquei muito contente com o que vi. Rio do Oeste e Rio do Sul são defesas civis municipais com visão regional de uma cultura de prevenção de desastres” destacou.

Foto/legenda: Reunião em Ibirama

Em Rio do Oeste, Althoff tratou do sistema de monitoramento de cheias na cidade e da integração deste sistema com os municípios vizinhos. A Defesa Civil foi instituída na cidade em 1995 e desde então, tem trabalhado em ações preventivas de cheias. As medições são divulgadas de hora em hora no site da entidade, no endereço http://www.riodooeste.com.br/comdec/.

No município de Rio do Sul, a equipe da defesa civil municipal realizou uma apresentação das atividades da coordenadoria, entre elas, do Plano de Enchentes, do sistema de monitoramento e comunicação de alerta de forma integrada entre as barragens da região. “Com as visitas aos municípios estamos cada vez mais convencidos da importância do trabalho regional. Pretendemos criar as coordenadorias regionais além de conscientizar e apoiar as prefeituras que ainda não possuem uma defesa civil estruturada” frisou Althoff.

À tarde, o secretário visitou Lontras, José Boiteux e Ibirama, o direcionamento das reuniões foi mais uma vez a regionalização da defesa civil estadual e a estruturação do sistema nos municípios. Em José Boiteux, a prefeitura ainda expôs a situação do frio intenso, que tem causado problemas para as cinco comunidades indígenas inseridas no município. O secretário sensibilizado com a situação está verificando as medidas para atender essas comunidades.

O último compromisso na região foi o seminário de avaliação dos trabalhos com o governador Raimundo Colombo e o secretariado no campus da Udesc, no município de Ibirama.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. 48 8843 3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.

riodooeste_61  joseboiteux_62
 riodosul_133  lontras_134

Fotos/legendas: (1) Reunião com Defesa Civil de Rio do Oeste; (2)José Boiteux; (3) Rio do Sul e (4) Lontras.