Relatório atualizado das chuvas em SC

IMG 3571

Na tarde desta sexta-feira, 09, durante coletiva de imprensa com o Governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, e o Presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, apresentaram os dados atualizados do boletim das chuvas.

O Relatório atualizado apresenta 20 municípios com ocorrências comunicadas. O número de pessoas afetadas passa de 1,6 mil. Até o momento foi registrado 340 residências danificadas ou destruídas por algum tipo de ocorrência.

Jaraguá do Sul também foi registrada com ocorrência neste novo boletim emitido pela Diretoria de Respostas aos Desastres da Defesa Civil. O município foi castigado com chuvas intensas, contabilizando 05 desalojados por deslizamentos pontuais.

Lebon Régis foi o mais castigado. O município teve cerca de 1 mil afetados, uma morte, 200 residências atingidas pelo granizo, prédios públicos danificados e as culturas de cebola e alho prejudicadas. A Defesa Civil de Santa Catarina atendeu no primeiro momento, o município com o serviço do Coordenador Regional e distribuição de 11 rolos de lona, com 100 metros cada um, 07 mil telhas de 4mm e 01 mil telhas de 5mm, 350kg de pregos e 800 colchões de solteiro. A prefeitura decretou Situação de Emergência.

Abelardo Luz registrou vendaval, com destelhamento de 10 casas e 04 instalações agropecuárias danificas. São Miguel do Oeste, teve registro de chuva intensa com pontos de alagamentos. Em São Carlos, o problema foi a enxurrada que afetou diretamente 05 residências e deslizamentos.

Em Itapiranga o problema foi o vendaval, que influenciou na queda de árvores. Xanxerê teve registro de alagamentos pontuais. Lages registrou inundação devido a chuva intensa, mas também o transbordamento do rio Cahrá. Em Campo Belo do Sul houve pontos de alagamentos, Timbó foi atingida por tempestade com queda temporária no fornecimento de energia elétrica.

A chuva intensa causou deslizamentos e alagamentos pontuais em São João do Oeste. Pelo menos 07 residências foram alagadas parcialmente. Em Anchieta, 08 imóveis registraram destelhamento. Houve ainda queda de árvores no município devido o vendaval que atingiu a cidade. O vendaval também atingiu Campo Erê.

Já em São Bento do Sul, o granizo afetou pelo menos 10 residências que já receberam lonas nos primeiros momentos. Em Bom Jesus do Oeste houve destelhamento e o volume de imóveis afetados estão em levantamento.

O município de Mafra teve registro de granizo. O município informou 06 residências atingidas que já receberam lona da Defesa Civil SC e Luis Alves, no Vale do Itajaí teve registro de deslizamentos devido as chuvas intensas nas últimas 24 horas.

Também tiveram danos, Porto União, com alagamento e uma residência afetada, Joinville com uma casa atingida por uma árvore, após vendaval e Vargeão que também teve ventos fortes e registrou destelhamentos e queda de árvores.

Todos os dados estão em análise e poderão ser alterados conforme a compilação das informações por parte dos municípios.