Relatório atualizado Oeste

IMG-20150422-WA0010

Foto:Divulgação SDC/SC

Os números atuais mostram que cerca de 800 mil pessoas foram afetadas pelos efeitos do tornado e vendavais no Oeste de Santa Catarina. Em Xanxerê, o volume de desalojados chega a 2,1 mil e desabrigados, 186.

O Formulário de Identificação de Desastre – Fide, aponta que 3.944 residências foram atingidas, em Xanxerê. O documento prevê danos em 10 edificações públicas, incluindo escolas. Uma ponte também foi destruída. De 100 feridos, três tiveram registro de amputações devido a ocorrência, no município mais castigado, duas mortes foram registradas pela passagem do tornado.

O Fide aponta ainda que os prejuízos econômicos privados chegam a R$45, 4 milhões e R$12,6 milhões na área pública. O documento é fundamental para que haja o decreto, que no caso de Xanxerê foi Decretado Estado da Calamidade Pública e o documento foi assinado na tarde desta quarta-feira, 22, pelo Governador, Raimundo Colombo, que recebeu o Decreto das mãos do Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus. Agora o documento será encaminhado para o Ministério da Integração Nacional que é responsável pelo reconhecimento.

Xanxerê, Ponte Serrada e Passos Maia foram os municípios que informaram o Estado sobre algum tipo de ocorrência, mas de acordo com levantamento preliminar cerca de 20 cidades foram afetadas de alguma forma pelo evento. Alguns tiveram queda de energia, ventos fortes e chuva. Em Passo Maia, os números ainda estão em atualização.

A Diretoria de Resposta aos Desastres já destinou itens de auxílio humanitário aos flagelados. Até agora, 34 rolos de lonas, de 100 metros cada, 21,2 mil telhas de 4mm,  três mil telhas de 5mm, 10 mil telhas de 6mm, mil quilos de pregos para telhas, 20 mil parafusos para telhas, 550 cestas básicas, 630 colchões de solteiro, 2.320 kits acomodação solteiro e 4 mil galões de água com cinco litros cada.