Relatório de chuvas em Santa Catarina

Taio

Estrada no interior de Taió

Desde quando começou a chover em Santa Catarina, a secretaria de Estado da Defesa Civil manteve suas equipes em alerta. Até esta segunda-feira, 29, 36 municípios tiveram alguma ocorrência; 36 famílias afetadas e 161 pessoas afetadas; 76 pessoas foram para abrigos preventivamente (72 em Rio do Sul e 4 em Rio do Oeste).

São ocorrências relacionadas à chuva dos últimos dias e pontuais, entre eles alagamentos, deslizamentos, queda de árvores, inundação, vendaval e chuvas intensa. A Defesa Civil SC monitora todas as regiões do Estado através das coordenadorias regionais.

Próximos dias

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

CHUVA PERSISTENTE COM ALTO VOLUME EM SC!

Inicio: 30/05/2017 às 08:00h

Fim: 31/05/2017 às 00:00h

Regiões: Todas, começando pelo Oeste e Sul do Estado.

Previsão: Chuva, moderada a localmente forte em alguns momentos, com descargas elétricas (raios). Na noite de terça e na quarta-feira, a chuva intensifica com risco de temporal isolado.

Acumulado de chuva para terça-feira (30/05): Média de 10 a 30 mm no Estado.

Acumulado de chuva para quarta-feira (31/05): No Oeste e Meio Oeste, média de 30 a 50 mm. Do Planalto ao Litoral, média de 60 a 80 mm com pontuais maiores, especialmente no Litoral e Vale do Itajaí.

Sistema: Formação de um novo sistema de baixa pressão em SC.

Atualização: 29/05/2017 às 08h30min

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM

VENTO FORTE E MAR MUITO AGITADO EM SC!

Inicio: 31/05/2017 às 20:00h

Fim: 02/06/2017 às 23:59h

Regiões: Litoral.

Previsão: Vento forte, com rajadas de 60 a 80 km/h. Mar muito agitado com picos de onda de 3,0 m, propiciando perigo para navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: Formação de um ciclone extratropical na costa de Santa Catarina.

Atualização: 29/05/2017 às 10h00min.