Relatório Parcial Chuvas SC

IMG-20151008-WA0052

Foto: Divulgação SDC/SC (Xanxerê).

A Defesa Cvil de Santa Catarina já registra 09 municípios com danos causados pelas chuvas intensas, ventos fortes e ou granizo registrado nas últimas 24 horas. Até agora, Lebon Régis já decretou Situação de Emergência.

O município que foi duramente castigado por granizo, registrou danos em pelo menos 200 residências, prédios públicos, cerca de 1 mil afetados e danos nas produções de cebola e alho. Uma morte foi registrada na cidade. A vítima foi atingida por descarga elétrica.

Além de Lebon Régis, foram afetados por vendaval, Abelardo luz e Itapiranga que já contabiliza queda de árvores. Chuvas torrenciais atingiram São Miguel do Oeste com pontos de alagamentos, São Carlos que teve registro de enxurrada e contabiliza até o momento 05 residências em pontos isolados devido a deslizamentos. Xanxerê registrou alagamentos e chegou a ter pontos isolados. O cenário é semelhante em Campo Belo do Sul. Já em Lages, na região Serrana, foi registrada inundação, com transbordamento do rio Cahrá. No Vale do Itajaí, Timbó foi afetada por tempestade e teve problemas com o abastecimento de energia elétrica.

A Defesa Civil do Estado já disponibilizou 10 rolos de lona de 100 metros cada para os atingidos de Lebon Régis. Todos os coordenadores regionais da SDC estão de plantão e alguns já atuando em municípios afetados. Trabalham no auxílio aos munícipes, as prefeituras, no levantamento de dados, destinação de itens aos afetados e acompanhamento das ocorrências para agilizar a atuação do Estado nos pontos afetados por qualquer que seja o evento.

As operações coordenadas pelas Diretorias da Defesa Civil de Santa Catarina ( Prevenção e Resposta) são direcionadas pelos Secretários de Estado, Milton Hobus e adjunto, Rodrigo Moratelli que contam com o acompanhamento de perto do Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.