Representante da secretaria da Defesa Civil participa da Plataforma Global para Redução de Desastres

Nesta semana, de 08 a 13 de maio, o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, está em Genebra, na Suíça, para participar da III Sessão da Plataforma Global para Redução do Risco de Desastres e da Conferência Mundial de Reconstrução.

Na noite de segunda-feira (09), Márcio Luiz participou de uma reunião com Milton Rondó Filho, representante do Ministério das Relações Exteriores (MRE); Rafael Schadeck da Secretaria Nacional de Defesa Civil; deputado federal Glauber Braga, relator da Comissão Especial de Defesa Civil; Ricardo Mena, coordenador da EIRD nas Américas e Margareta Wahlström, subsecretária-geral para a Redução de Riscos de Catástrofe. O encontro definiu a criação de um escritório da Estratégia Internacional das Nações Unidas para Redução de Desastres (EIRD/ONU), no Brasil, na cidade de Rio de Janeiro. O País vai liberar U$ 850.000,00, para ações para redução de desastres em todo o Brasil.

Na noite de segunda-feira ainda, o secretário-adjunto participou de um jantar na residência oficial da embaixadora do Brasil em Genebra, Maria Nazareth Farani Azevêdo.

Plataforma Global
O evento é organizado pela Estratégia Internacional das Nações Unidas para Redução de Desastres (EIRD) e conta com participantes de governos, sociedade civil, ONG, sector privado, organizações internacionais, organismos regionais, e as universidades. A inovação da Terceira Sessão é a integração da Conferência de Reconstrução Mundial na programação. O objetivo é debater o agravamento de catástrofes e sistematizar as melhores técnicas de redução do risco de desastres, em todas as vertentes. Entre os resultados esperados em médio e longo prazo está o aumento da resistência das nações e comunidades diante de desastres, para a redução das perdas ocasionadas por desastres, principalmente das vidas humanas, mas também de bens econômicos e ambientais.

Fonte: Site da Plataforma Global (www.preventionweb.net/globalplatform/2011/)