Representantes da Defesa Civil Estadual se reúnem com prefeitos do Alto Vale do Itajaí

Durante esta semana, o gerente de Operações e Assistência Humanitária da Secretaria de Estado da Defesa Civil, capitão Fabiano de Souza e a técnica Tânia Mara Loseyko, cumprem cronograma de visitas nos municípios do Alto Vale do Itajaí. O objetivo é verificar se há pendências de solicitações emergenciais, bem como orientar quanto à utilização dos recursos repassados e de como prestar contas das ações de socorro e assistência.

Fonte: SDR Rio do Sul

Acompanhados do secretário regional de Rio do Sul, Italo Goral, os representantes da Defesa Civil, se reuniram nesta segunda (26) e terça-feira (27) com prefeitos e secretários dos municípios que compreendem a SDR Rio do Sul. Na ocasião, foram verificados os pedidos já feitos e as solicitações que ainda estão sendo atendidas, visando dar assistência à população, principalmente às pessoas que ainda estão em abrigos.

O capitão Fabiano ressaltou o prazo limite para que os municípios impactados realizem solicitações é 7 de outubro. Os municípios devem realizar solicitações, por meio de documentação apropriada, com vistorias específicas e detalhamento dos danos e prejuízos causados pelas chuvas. As avaliações devem seguir para o Estado e para a União, juntamente com o plano de trabalho das ações para a retomada da normalidade, que vai desde a remoção de entulhos e limpeza das cidades, até a reconstrução de pontes ou obras de infraestrutura mais complexas.

Ainda conforme o representante da Secretaria de Estado da Defesa Civil, as linhas de financiamentos serão diferenciadas, caso a caso, e os recursos destinados à região serão descentralizados através das SDRs de Rio do Sul, Taió, Ibirama e Ituporanga.

A técnica Tânia Loseyko explicou aos prefeitos e secretários como devem ser feitos os procedimentos para prestação de contas e de como documentar e preparar pedidos de recursos.

Informações adicionais:
Fabiane Pickusch Costa