Representantes de municípios do Plnalto Norte participam de reunião na SDC em Florianópolis

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC.

A reunião de trabalho foi realizada, em Florianópolis entre representantes das Defesas Civis dos municípios que integram a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – Amplanorte, o Coordenador Regional de Caninhas, Edson Antoscheski e o Secretário, Rodrigo Moratelli.

No encontro promovido na tarde desta terça-feira, 15, os participantes aproveitaram para discutir os Planos de Trabalhos para a Reconstrução dos Municípios atingidos pelas Chuvas, no início do mês de junho.

Os envolvidos aproveitaram para tirar dúvidas de como andam os trabalhos para liberação de recursos do Governo Federal, garantidos pelo Estado, durante reuniões em Brasília na semana passada. Também  na ocasião, esclareceram o funcionamento do Fundo Estadual da Defesa Civil – Fundec, que garante um percentual da receita do Estado para atender os atingidos em caráter emergencial.

Segundo Édson, os municípios tem interesse em criar o próprio fundo municipal. “Diante de cenários como o que foi registrado no Planalto Norte, alguns municípios entenderam a necessidade de ter recursos próprios para as ações”, destacou Antoscheski.

Os valores que o Estado destina para ao Fundec tem sido fundamental para dar um alento aos atingidos por cenários de crises, como as chuvas de junho, em Santa Catarina. “O problema é que os municípios não tem um fundo, assim dificulta a busca imediata de recursos internos para o atendimento emergencial”, frisou Moratelli.

O encontro foi um momento de agradecimento pelo auxílio prestado pela Defesa Civil do Estado diante das chuvas que castigaram a Região, na primeira quinzena de junho. Alguns municípios ficaram debaixo d’água durante dias e precisaram se adequar para atender as ocorrências climáticas do período.