Ressaca deixa rastros no litoral de Santa Catarina

ressaca mar 2

Foto: Eliezer Cardozo / SDC SC

A ressaca e mar agitado que a Secretaria de Estado da Defesa Civil havia emitido o alerta nesta semana se concretizou. Desde sexta (28) até a madrugada deste sábado (29), mais de 30 pontos costeiros registraram ressaca do mar. Apesar da dimensão, a água causou alguns estragos nas proximidades da Costa Catarinense. As defesas civis municipais fazem o levantamento dos prejuízos.

Os coordenadores regionais da Defesa Civil SC também auxiliam os municípios no trabalho. Na madrugada deste sábado em Navegantes, o Bairro do Gravatá teve sua orla atingida pelas ondas, principalmente no Pontal Norte. O coordenador regional de Itajaí Eliezer Cardozo, orientou a defesa civil municipal para que fizesse um levantamento detalhado referente aos danos e prejuízos causados pelo fenômeno. Conforme ele, a água destruiu calçadas e decks e atingiu estrutura pública de recreação.

Em Itapoá, a ressaca do mar causou erosão em vários pontos da orla, acumulou lixo e inundou a via pública. Conforme as informações que o coordenador regional de Joinville Antônio Edival Pereira repassou, 2 famílias ficaram desalojadas em Balneário Paese, 1 residência com risco de desabamento, a água também destruiu decks e danificou 6 Postos de Guarda Vidas sendo que 1 posto foi destruído.

Em Tijucas, segundo o coordenador regional da Defesa Civil SC de Florianópolis, Ricardo Ângelo Volpato, a ressaca provocou danos em via pública e atingiu residências. A defesa civil municipal de Tijucas orienta e reforça o alerta sobre a maré aos moradores. Conforme ele, 40 pessoas ficaram desalojadas e 10 residências foram afetadas.

Confira a lista com registro de ressaca:

Paulo Lopes

Balneário Gaivota

Passo de Torres

Araranguá

Mar para o fim de semana

O gerente de Monitoramente e Alerta da Secretaria de Estado da Defesa Civil SC, Frederico Rudorff, analisou o maregrama deste sábado e mostra que a maré residual perdeu bastante intensidade. Segundo ele,ao sul da Grande Florianópolis o vento será menos intenso que ontem e deve virar para o quadrante norte, o que favorece a maré meteorológica negativa. “Da Grande Florianópolis ao Litoral Norte o vento permanece do quadrante sul, porém com menor intensidade. A ondulação diminui gradativamente ao longo deste sábado”, diz.

Rudorff, alerta ainda que deve ocorrer inundações costeiras e ressaca neste sábado, com maior risco entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, porém com menor intensidade que as registradas nesta madrugada.

WhatsApp Image 2016-10-29 at 12.05.28

Foto: Foto: Divulgação/ Silvanei António Borges

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Sábado (29/10) – AVISO PARA MAR AGITADO

Tempo: Seco, com sol e poucas nuvens em SC. Mais nuvens no Litoral Sul.

Temperatura: Amena à tarde em todas as regiões. À noite a temperatura volta a sofrer queda acentuada, especialmente no Planalto Sul.

Vento: sul a sudeste no Litoral, e de sudeste a nordeste nas demais regiões, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar frio e seco. Sistema de alta pressão.

Domingo (30/10) – Acompanhar boletins!

Tempo: Seco, com sol e pouca nebulosidade em todas as regiões de SC.

Temperatura: Ainda baixa no início do dia, com possibilidade de geada fraca nas áreas mais altas do Planalto Sul na madrugada. À tarde, temperatura amena em todas as regiões.

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no litoral.

Sistema: massa de ar frio e seco. Sistema de alta pressão.

Segunda-feira (31/10) –  Acompanhar boletins!

Tempo: Segue seco em todas as regiões.

Temperatura: em gradativa elevação, ficando amena em todas as regiões, alta no Oeste à tarde.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas no litoral.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Alagamentos/inundações: evitar transitar e dirigir em pontilhões, pontes submersas e em lugares alagados.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

————————————————————————————-

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.