Ressaca deixa rastros no litoral de Santa Catarina

ressaca mar 2

Foto: Eliezer Cardozo / SDC SC

A ressaca e mar agitado que a Secretaria de Estado da Defesa Civil havia emitido o alerta nesta semana se concretizou. Desde sexta (28) até a madrugada deste sábado (29), mais de 30 pontos costeiros registraram ressaca do mar. Apesar da dimensão, a água causou alguns estragos nas proximidades da Costa Catarinense. As defesas civis municipais fazem o levantamento dos prejuízos.

Os coordenadores regionais da Defesa Civil SC também auxiliam os municípios no trabalho. Na madrugada deste sábado em Navegantes, o Bairro do Gravatá teve sua orla atingida pelas ondas, principalmente no Pontal Norte. O coordenador regional de Itajaí Eliezer Cardozo, orientou a defesa civil municipal para que fizesse um levantamento detalhado referente aos danos e prejuízos causados pelo fenômeno. Conforme ele, a água destruiu calçadas e decks e atingiu estrutura pública de recreação.

Em Itapoá, a ressaca do mar causou erosão em vários pontos da orla, acumulou lixo e inundou a via pública. Conforme as informações que o coordenador regional de Joinville Antônio Edival Pereira repassou, 2 famílias ficaram desalojadas em Balneário Paese, 1 residência com risco de desabamento, a água também destruiu decks e danificou 6 Postos de Guarda Vidas sendo que 1 posto foi destruído.

Em Tijucas, segundo o coordenador regional da Defesa Civil SC de Florianópolis, Ricardo Ângelo Volpato, a ressaca provocou danos em via pública e atingiu residências. A defesa civil municipal de Tijucas orienta e reforça o alerta sobre a maré aos moradores. Conforme ele, 40 pessoas ficaram desalojadas e 10 residências foram afetadas. 

Confira a lista com registro de ressaca:

Paulo Lopes

Florianópolis

Itapoá

Joinville

São Francisco do Sul

Balneário Barra do Sul

Barra Velha

Balneário Piçarras

Penha

Navegantes

Itajaí

Balneário Camboriú

Itapema

Porto Belo

Bombinhas

Tijucas

Governador Celso Ramos

Biguaçu

São José

Florianópolis

Palhoça

Paulo Lopes

Garopaba

Imbituba

Laguna

Jaguaruna

Balneário Rincão

Morro dos Conventos

Balneário Arroio do Silva

Balneário Gaivota

Passo de Torres

Araranguá

Mar para o fim de semana

O gerente de Monitoramente e Alerta da Secretaria de Estado da Defesa Civil SC, Frederico Rudorff, analisou o maregrama deste sábado e mostra que a maré residual perdeu bastante intensidade. Segundo ele,ao sul da Grande Florianópolis o vento será menos intenso que ontem e deve virar para o quadrante norte, o que favorece a maré meteorológica negativa. “Da Grande Florianópolis ao Litoral Norte o vento permanece do quadrante sul, porém com menor intensidade. A ondulação diminui gradativamente ao longo deste sábado”, diz.

Rudorff, alerta ainda que deve ocorrer inundações costeiras e ressaca neste sábado, com maior risco entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, porém com menor intensidade que as registradas nesta madrugada.

 WhatsApp Image 2016-10-29 at 12.05.28

Foto: Foto: Divulgação/ Silvanei António Borges

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Sábado (29/10) – AVISO PARA MAR AGITADO

Tempo: Seco, com sol e poucas nuvens em SC. Mais nuvens no Litoral Sul.

Temperatura: Amena à tarde em todas as regiões. À noite a temperatura volta a sofrer queda acentuada, especialmente no Planalto Sul. 

Vento: sul a sudeste no Litoral, e de sudeste a nordeste nas demais regiões, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar frio e seco. Sistema de alta pressão.

Domingo (30/10) – Acompanhar boletins!

Tempo: Seco, com sol e pouca nebulosidade em todas as regiões de SC. 

Temperatura: Ainda baixa no início do dia, com possibilidade de geada fraca nas áreas mais altas do Planalto Sul na madrugada. À tarde, temperatura amena em todas as regiões.

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no litoral.

Sistema: massa de ar frio e seco. Sistema de alta pressão.  

Segunda-feira (31/10) –  Acompanhar boletins!

Tempo: Segue seco em todas as regiões. 

Temperatura: em gradativa elevação, ficando amena em todas as regiões, alta no Oeste à tarde.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas no litoral.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Alagamentos/inundações: evitar transitar e dirigir em pontilhões, pontes submersas e em lugares alagados.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

————————————————————————————-

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.