Resumo palestra Dr. Osvaldo Moraes – Cemaden

CEMADEN – Dr. Osvaldo

Palestra explicando as funções do CEMADEN em questão de alerta nos desastres. E também em eventos que podem ser vistos no Brasil.

Eventos meteorológicos extremo. Numero de pessoas afetadas por desastres… “a Seca afeta o maior número, mas não é o evento que causa o maior número de vítimas. O que causa mais vitimas são as enxurradas.”

CEMADEN veio para fazer a ponte, entre o lado da pesquisa e quem está tomando as decisões nas respostas aos desastres. Estrutura conceitual da organização – Área de monitoramento e alerta, área de contato com a defesa civil. Rede de monitoramento e tudo que é necessário para funcionamento. Área de pesquisa e alerta. Rede observacional… inclui radares, estações agro-meteorológicas. Gestão de plataformas. Monitoramento de chuvas.

Fiscal de contrato, não é apenas um fiscal de manutenção. Tem como objetivo descobrir se o aparelho voltou a funcionar, se continuará funcionando e quanto tempo irá levar para reparação.

Desafios: Manutenção da rede, dimensionamento da rede, ampliação e diversificação das áreas de risco, evolução de conhecimento científico. Determinação de limiares (como emite o alerta de movimento de massa. Para cada área mapeada para o Brasil é necessário um linear, isso ainda não esta completo. Tendo apenas dois lineares). Relacionamento com as pontas do sistema (como será no futuro o relacionamento do Cemaden com as defesas civis). Recursos humanos. Incorporação de componente socioeconômico nos alertas. Índice de alerta efetivo (emitido com 2h de antecedência)

Muitas vezes o alerta é emitido muito em cima do acontecimento. Por ser um evento de alerta efetivo. Como o exemplo de movimento de massa.

Conferência – O CEMADEN e seu papel no monitoramento e alerta precoce

A palestra que iniciou o Seminário Internacional de Defesa Civil trouxe o Diretor do CEMADEN, Dr. Osvaldo Moraes, para explicar o papel do CEMADEN no monitoramento e alerta precoce.