Resumo Palestra Paulo Cesar Santos

IMG 7033

 

Comunicação X situação de risco

Comunicação de risco. A Lei 1.802 diz, que é crime praticar ou falar aquilo que não se tem certeza e que por conseqüência incita o caos. É preciso que o responsável de comunicação quando fala com a população evite o sensacionalismo e acabe incitando o caos e atingindo a população de forma incorreta. Processo de interação e intercambio de indivíduos e grupos, passando a informação de crises, eventos adversos.

Melhorar a governabilidade com a maneira de gerenciamento de risco. O próprio poder público tem responsabilidade na informação que passa. Proporcionar melhor transparência em suas ações.

É preciso que seja cobrada também a participação da imprensa em comunicar quando existe um evento. Não só cobrar após o ocorrido. A imprensa tem que ser a recepção, tratamento e produção da comunicação e da informação.

A utilização de tecnologias vem aumentando cada vez mais. E as redes sociais são essenciais para a comunicação. E são eficientes no contato entre instituição e mídias. As redes sócias da Defesa Civil estão crescendo grandiosamente, tendo quase 300 mil seguidores no facebook. Lá as pessoas podem encontrar alertas e diversas informações ligadas a Defesa Civil Estadual de interesse para a população.