Resumo Palestra Secretario Adjunto Rodrigo Moratelli

IMG 7010

O secretario adjunto, Rodrigo Moratelli, fez uma palestra com o intuito de apresentar para os participantes o processo que é feito pelo CIGERD – Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres de Santa Catarina. Temas como prevenção, alerta e resposta de desastres foram tratados detalhadamente. Explicando cada passo e também passos que estão sendo estudados para o melhoramento do trabalho da Defesa Civil no gerenciamento de risco.

Também foi citado o Centro de Monitoramento da Defesa Civil, que contará com todo o sistema de  proteção da defesa civil, emissão de avisos e alertas, meteorologia, além do grupo de Gestão de Desastres e Grupo de Ações Coordenadas – GRAC, que atuam durante uma situação de crise, Planos de contingência, mapeamento de área de risco, de ação emergencial e, de ajuda mútua. Já o Centro de Logística da Defesa Civil, será responsável pela armazenagem de materiais como kits de assistência humanitária e lonas para situações de crise, salas de treinamento.

A intenção da Defesa Civil é a integração de todos os setores necessários para o gerenciamento de crise, gerando a diminuição significativa de riscos para a população em uma situação de eventos adversos. Para isso é fundamental o trabalho de capacitação e pesquisa dos envolvidos que atuaram nesses eventos.

“quando buscamos um serviço público, buscamos um serviço eficaz, então o nosso objetivo hoje como Secretaria é que continuemos trabalhando de forma integrada”

Moratelli também tratou das obras e trabalhos em execução, como os radares e também o plano de contingência, que posteriormente irão definir as ameaças e os pontos críticos, irá também, mostrar com quem agir e como agir na gestão de desastres. Os próximos passos são a estrutura organizacional, a criação de um quadro próprio e a reunião de serviços e instituições, que seria firmar acordo com as instituições para ver quem serão os responsáveis que irão trabalhar dentro do Centro de Monitoramento da Defesa Civil.

“O futuro é hoje, queremos criar um modelo novo”.