Resumo Sessão Temática Gestão de Riscos e Desenvolvimento

IMG 7105

A Sessão temática começou com a palestra do Dr. Esteban Castro, da Universidade de Newcastle. Castro apresentou temáticas sobre a água, que é o principal problema no Brasil, com o excesso ou na falta da mesma. Apresentou questões importantes para o debate dos problemas do país, e também situações econômicas da America Latina. Foi avaliado diversos problemas existente, como a mineração, construções de rodovias sem estudo da área, desmatamento, exploração de áreas naturais. São muitos os problemas que acontecem com o desenvolvimento dos países e que afetam no monitoramento de risco.

A segunda palestra foi apresentada por Dr. Mário Freitas, da LAB-RED/ UDESC e RBP-RRD, sobre a estiagem no Oeste Catarinense como uma questão de opções de desenvolvimento. A partir de uma parceria da Udesc com a Secretaria de Defesa Civil estadual foi possível fazer uma pesquisa no Oeste do Estado. Uma das dificuldades dos estudos foram os dados que as empresas envolvidas não possuíam ou demoraram para repassar.

Estiagem como desastre “período prolongado de baixas ou nenhuma pluviosidade, em que a perda da umidade do solo é superior à sua reposição”.

Na pesquisa ainda foi estudado os poços feitos pela população, e foi visto que aproximadamente 90% dos poços artesianos são ilegais. Esse estudo só pode ser concluído através do apoio da Secretaria de Defesa Civil e também das Coredecs.

IMG 7107

IMG 7110