Resumo Sessão Temática – Redução de Risco, Ciência e Tecnologia

IMG 7047

Esse primeiro dia de palestras começou com a sessão temática Redução de Riscos, Ciência e Tecnologia. A primeira parte foi representada por uma palestra com Ms. David Stevens, da UNISDR/CERRD, falando do marco de Sendai e o papel das universidades na redução do risco de desastres de 2015 a 2030.

Desastres destacados foram a Ciclovia do Rio de Janeiro e o desastre da Samarco. Em destaque, no desastre da Samarco é possível verificar que não houve um planejamento de gestão de risco. A população deve ser alertada do risco que pode sofrer. Neste caso, a população não sabia do risco, e quando foi feito o alerta os próprios não acreditaram.

“O fato que isto não é se vai acontecer, e sim, quando vai acontecer”

Estratégia de riscos para resolver é necessário que primeiro seja reduzido o risco, obras que são feitas para diminuir as perdas. Risco retido é quando é utilizada uma reserva financeira pra resolver o risco.

Stevens destacou pontos para pesquisar, como desastres X desigualdade social, dando o exemplo da zika. Também foi comentado sobre os 10 anos do Marco de Ações de Hyogo e continua sem resolução dos fatores dos riscos. E é preciso mudar o foco, reduzir riscos de desastres e não mais perdas por desastres.

A segunda palestra foi marcada pelo esclarecimento do programa de pós-graduação da Unisul em Defesa Civil e sua produção científica. A Dra.Regina Panceri representou o Dr. Geovani de Paula, da Unisul. O curso é feito em plataforma online, até mesmo a apresentação do trabalho de conclusão do curso é feito de forma online, sendo mais pratico para que o aluno não preciso sair de sua cidade para estar se formando. O curso tem 360 horas de aula, como qualquer outro curso de especialização. Linhas de pesquisa podem estar relacionadas a alguma pratica que o acadêmico já possui, como mapeamento de áreas de risco, legislação, desastres, planos de contingência.

O terceiro momento foi marcado pela palestra explicativa sobre o perfil científico do Programa de Pós Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental.

Ao final de todas as colaborações os palestrantes responderam perguntas feitas pelos participantes do Seminário Internacional da Defesa Civil. Perguntas sobre o Plano de Contingência e perguntas relacionadas aos bombeiros, citando como a população não esta preparada para uma situação de risco, que esperamos primeiro acontecer para depois sim pensar nos cuidados que deveriam ter sido tomados.