Reunião em Brasília garante operação de Barragem de José Boiteux

IMG-20151001-WA0021

Foto: Divulgação SDC/SC

O Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus assinou na tarde desta quinta-feira, 01, um acordo com o Governo Federal e comunidade indígena, sobre a barragem norte, de José Boiteux, no Vale do Itajaí. O acordo foi assinado após uma reunião entre lideranças indígenas e representantes dos governos do Estado e Federal, em Brasília, que envolveu a Secretaria Geral da Presidência da República.

O acordo amigável entre indígenas e Defesa Civil de Santa Catarina assegura a operação do barramento. De acordo com Milton Hobus, na próxima semana, técnicos da SDC deverão visitar a estrutura para avaliar possíveis melhorias que garantam o funcionamento da barragem. “O Termo de Compromisso assinado hoje dá segurança para os indígenas em relação as reivindicações antigas, conhecidas pela população e operação da barragem,” disse Hobus.

Entre os antigos pedidos estão casas para famílias indígenas, pontes, estrada, em contrapartida a discussão sobre a demarcação de área de segurança da barragem. Hobus reforçou que o documento é pelos pedidos e prazos. “O acordo amigável possui prazos para o Estado e União.” Pontuou.

Após esse cenário, a barragem ficará por conta da Defesa Civil de Santa Catarina para operação da barragem em caso de chuvas torrenciais como apontam as previsões meteorológicas. Segundo Hobus a Defesa Civil do Estado está atenta e a equipe da Diretoria de Prevenção acompanha todas as previsões diuturnamente.

A Gerência de Monitoramento e Alerta solicita a população que não deixe de acompanhar os avisos, alertas e informações divulgados no site e redes sociais da Defesa Civil. São dados que contribuem para minimizar os efeitos da força da natureza sempre. Um dos exemplos da efetiva operação, foi a barragem de Ituporanga, que com a sobrelevação concluída possibilitou reduzir o impacto das chuvas em cidades como Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí.