Rio do Sul recebe R$ 3,2 milhões para reconstrução após chuvas

O governador Raimundo Colombo esteve em Rio do Sul para destinar recursos do Estado em convênios com o município, no valor de R$ 3,2 milhões, no esforço de reconstrução da cidade. Na ocasião, Colombo afirmou que é dever do Estado atender ao chamado para reconstruir as cidades atingidas pelas chuvas. “O povo catarinense é forte e está disposto a reconstruir suas vidas”, declarou o governador, nesta terça-feira (4).

Fonte: SDR Rio do Sul

Foram destinados R$ 2,3 milhões para a recuperação da estrada da madeira e R$ 500 mil para a recuperação de 17 escolas. Outros R$ 300 mil foram direcionados à recuperação de quadras esportivas e da sede da Fundação Cultural de Rio do Sul. A Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Rio do Sul recebeu R$ 100 mil para reformas estruturais.

No dia 29 de setembro, o Governo Federal anunciou a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Os recursos emergenciais, provenientes de bancos de desenvolvimento social, tem carência de dois anos e juros subvencionados de 5% a 6% ao ano. O governador anunciou ainda que há R$ 19,5 milhões disponíveis para uso dos 19 municípios catarinenses atingidos por catástrofes.

No fim deste mês, o governador viajará ao Japão para saber o andamento do Projeto JICA, de contenção de cheias no Vale do Itajaí, que inicialmente recebe R$ 60 milhões do Estado para iniciar as obras contra enchentes.

As lideranças locais, como os vereadores, deputados e o prefeito Milton Hobus agradeceram o apoio do Governo do Estado durante o ato e destacaram que incentivarão a comunidade a participar do esforço de recontrução da cidade devido às chuvas no mês de setembro.

Também estiveram presentes os secretários da Infraestrutura, Valdir Cobalchini; da Educação, Marcos Tebaldi; do Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Júnior; e da Supervisão de Recursos Desvinculados, Celso Calcanhoto, Italo Goral. Além de secretários regionais de Rio do Sul, Ítalo Goral, e de Taió, Hugo Lemeck.

Informações adicionais:
Homero Buzzi