Rios que receberão barragens foram definidos pela Defesa Civil Estadual

Os rios que vão receber as sete estruturas das barragens foram definidos pela Defesa Civil Estadual, o próximo passo será pontuar a localização das obras do plano de contenção de cheias. As construções que ficarão na extensão do Rio Taió, Perimbó, Braço do Trombudo, duas no Rio das Pombas e outras duas no Trombudo devem reter em torno de 41 milhões de metros cúbicos de água.                                                                           

Foto: Rio Taió

134911946374dsc06797

 

Só o alteamento das barragens de Taió e Ituporanga representará um aumento de 33 milhões de metros cúbicos de água retida em Santa Catarina O investimento dos dois projetos custam cerca de  R$ 60 milhões de reais. A barragem de Ituporanga possui hoje uma  capacidade de retenção de água de 93 milhões de metros cúbicos, o que significa 18%, com a obra concluída, esse valor passará para 110 milhões em retenção. Em Taió, de 83 milhões de metros cúbicos em retenção, terá a capacidade aumentada 19,5%, passando para 99,3 milhões. Segundo o secretário de Estado da defesa Civil Milton Hobus, o governo Federal já autorizou o lançamento dos editais de licitação para contratar a empresa responsável pelos trabalhos de sobrelevação.“ Até o final do mês de maio, ou início de Junho  já queremos estar com a empresa definida para concluir mais uma etapa do Plano de Contenção de Cheias, Plano que vai marcar a história de Santa Catarina por conta da eficácia esperada.”

A Secretaria de Estado da  Defesa Civil também faz um estudo junto aos municípios com a idéia de identificar áreas que ainda representam risco a população. Ainda de acordo com o secretário após isso, um trabalho junto ás prefeituras deve ser feito para que soluções definitivas sejam buscadas em cada região. “Assim vamos ficar tranqüilos, porque quando chover o risco de ocorrer enchente será bem menor do que o de hoje, proporcionando mais segurança para a população das regiões mais afetadas por catástrofes”concluiu Hobus.