Sala de situação para eventos climáticos é inaugurada

IMG 0017

O Secretário de Estado da Defesa Civil Milton Hobus representou o Governador Raimundo Colombo no ato de inauguração da sala de situação para eventos hidrológicos extremos ANA-Epagri/Ciram. O evento contou com a presença de várias autoridades. O objetivo da sala montada em parceria entre a União e o Estado é monitorar a rede hidrometeorológica no Estado de Santa Catarina, promovendo ações destinadas a prevenir ou minimizar os efeitos de situações climáticas de risco.

A rede de monitoramento vai contar com um total de 54 estações hidrológicas telemétricas. Até o momento são monitoradas 37 estações, distribuídas em 9 bacias, cobrindo mais da metade do território catarinense. A sala possui ainda equipamentos cedidos pela Agência Nacional de Águas que entrarão em funcionamento na estrutura física da Epagri. Entre os materiais: Computadores, TVs, impressoras, plotter para impressão de mapas e projetor multimídia. A intenção é apresentar, nortear e orientar as atividades operacionais em situações de crise antecipadamente com o auxílio tecnológico ao cidadão.

Segundo o secretário de Estado Milton Hobus, é uma grande revolução para o sistema de prevenção de Santa Catarina “ Vamos enfrentar de vez os fenômenos climáticos, essa é a nossa grande missão integrada com todas as forças estaduais para proteger o cidadão catarinense”.

Todos os dados coletados pelos técnicos de plantão poderão ser acessados pelo público em geral através do site da Epagri/ Ciram. (ciram.epagri.sc.gov.br). Em eventos de estiagem e enchente por exemplo, avisos também serão emitidos diariamente até que a situação volte à normalidade.