Santa Catarina assume coordenadoria da Defesa Civil do Codesul

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil

A secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina assumiu, nesta sexta-feira, 4, a coordenadoria da Defesa Civil do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). O ato foi realizado na Casa d´Agronômica, em Florianópolis, onde o governador Raimundo Colombo assumiu a presidência do conselho. Antes, era coordenada pelo estado do Paraná.

Participaram da reunião ordinária do conselho, o governador do Rio Grande do Sul; o governador do Paraná, Beto Richa; o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori; a vice-governadora do Mato Grosso do Sul, Rose Modesto; e o vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, além de secretários de Estado do governo catarinense.

A nova diretoria assume o conselho durante um ano. Como coordenador de Defesa Civil do Codesul, o secretário Rodrigo Moratelli, diz que tem muitos assuntos para debater no eixo dos quatro estados acerca do tema. “Temos a política de gerenciamento de riscos e desastres que está sendo implantada em SC; o Plano de Ação Mútua entre os estados para agir de maneira integrada com eles; o fortalecimento da rede Clima Sul para melhorar a intensificação dos alertas das condições meteorológicos; a política de fiscalização do transporte de produtos perigosos entre outras demandas sobre os protocolos operacionais”, comenta.

O governador de SC, Raimundo Colombo, afirmou que vai trabalhar neste sentido como presidente do Codesul. “Nosso papel é criar um clima de colaboração mútua. A integração nos dá uma força muito maior para defender demandas em comum. Precisamos fortalecer os estados para garantir a proteção da sociedade, com geração de emprego e prestação de serviços de qualidade”, salienta Colombo.

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil SC

Os quatro estados também cobraram a revisão da distribuição de recursos por parte do governo federal e a criação de fundo de investimentos exclusivo para a região Sul. “A federalização tem que ser outra. O poder de governança tem que ser partilhado. E essa é a época para fazer as mudanças necessárias”, avaliou o governador gaúcho José Ivo Sartori. Na mesma linha, Colombo ressaltou que a crise afeta o país como um todo. “O Sul é uma região com um desenvolvimento maior, mas também estamos enfrentando muitos desafios. A crise é muito ampla e precisamos muito que a economia responda”, acrescentou o governador catarinense.

Codesul

O conselho foi criado em 1961, por meio de um convênio entre os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Em 1992, o Mato Grosso do Sul passou a integrar o Codesul. O objetivo é encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do país. A estrutura administrativa é composta por um secretário executivo, nomeado pelo governador-presidente, cargo revezado entre os quatro governadores a cada ano; e por quatro secretários assistentes, além de corpo técnico e administrativo.