Santa Catarina firma parceria com Defesa Civil italiana

Santa Catarina foi buscar na Itália experiência técnica para aprimorar e expandir o conhecimento na área de Defesa Civil. Um protocolo de intenções assinado nesta quinta-feira (21), entre o Governo do Estado e a região do Vêneto, permitirá maior intercâmbio e tecnologia no desenvolvimento de ações ao atendimento a desastres. O documento integra um convênio assinado entre aquele país e o governador Luiz Henrique em 2006, em diferentes setores governamentais, inclusive na prevenção de risco de desastres.

“Esta assinatura complementa o convênio previamente assinado pelo governador, estreitando as relações entre os órgãos de Santa Catarina e italiano. Poderemos ampliar a troca de experiência, estrutura e tecnologia na área de Defesa Civil”, explica o diretor estadual Márcio Luiz Alves. Segundo ele, a região do Vêneto é especializada na proteção de encostas, conservação de rios e voluntariado. “Eles possuem uma estrutura e logística muito semelhantes a nossa, inclusive no número de funcionários”, relata Alves.

Para o deputado estadual Dagomar Carneiro, as visitas técnicas realizadas pela comitiva catarinense permitiram uma melhor visão da estrutura de Defesa Civil. “Muitas mudanças e melhorias dependem de uma mudança legislativa e vamos trabalhar para tornar isso realidade em Santa Catarina”, garante o deputado.

A troca de experiências será confirmada em maio deste ano, em Santa Catarina, quando um grupo da região de Vêneto virá participar da Semana Estadual de Defesa Civil. “Vamos promover um workshop para que os italianos relatem sua experiência nesta área de atendimento a desastres”, afirma o diretor estadual.

Assinaram o protocolo, além do diretor da Defesa Civil catarinense, o diretor do órgão italiano, Mariano Carraro; e o assessor de Fluxo Migratório do Vêneto, Oscar De Bona. Integram ainda a comitiva catarinense o gerente da Defesa Civil de SC, Emerson Emerim, e o assessor da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Álvaro Bortolotto.