Santa Catarina participa de Simulado de Preparação para Desastres

No sábado (26), a partir das 5 horas da manhã, aproximadamente 500 moradores das ruas Cristina, Otto Metzner, Frederico Kôrte e João José Garcia Júnior, do bairro Velha Pequena, em Blumenau, participarão do Simulado de Preparação para Desastres, organizado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o apoio da Secretaria de Estado da Defesa Civil e da defesa civil municipal. Blumenau e outras quatro cidades brasileiras receberão o treinamento com o objetivo de capacitar moradores de áreas de risco para atuar de forma preventiva em situação de desastre. Simultaneamente, a atividade vai ocorrer em comunidades de São Paulo (SP), Contagem (MG) e Vitória (ES).  Em 2008, na comunidade do bairro Velha Pequena, foram registrados seis óbitos por escorregamentos.

Coordenados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, os exercícios objetivam ensaiar uma retirada de emergência de famílias que vivem em áreas de risco e sob ameaça de chuva forte. Além disso, a ação busca consolidar procedimentos e conteúdos para a criação de um sistema permanente de monitoramento, alerta e alarme. As comunidades terão conhecimento do quanto é importante saber agir em caso de um alerta da Defesa Civil para salvar vidas, tanto antes quanto depois da situação adversa.

O Simulado de Preparação para Desastres faz parte de um programa desenvolvido pela Secretaria Nacional desde maio desse ano, em parceria com as coordenadorias estaduais e municipais de Defesa Civil. As cidades selecionadas são aquelas, historicamente, mais afetadas por escorregamento. A ideia do órgão nacional é ampliar o programa para mais municípios e realizá-los de forma regular e permanente.

Como funciona

Nesta sexta-feira (25), a Defesa Civil Nacional, por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), emite o alerta de fortes chuvas para o município via Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina. Algumas horas depois, o órgão confirma a previsão e reproduz o alerta para a Defesa Civil local e demais órgãos envolvidos.

Com o alerta confirmado, a Defesa de Blumenau entrará em contato com os coordenadores das ruas da Velha, previamente designados para avisar a comunidade da região. No sábado pela manhã, os moradores iniciam a desocupação de suas residências e se abrigam na Associação de Moradores da Velha Pequena (Rua José Reuter, 2412, Velha Central), local onde serão cadastrados e recebidos pela Defesa e pela Assistência Social. Na Associação, a comunidade será recebida com um café e uma palestra com orientações sobre situações de risco.

Durante a simulação será mobilizado o Corpo de Bombeiros, com forças-tarefa de Blumenau, Rio do Sul, Balneário Camboriú e Itajaí, que farão treinamentos paralelos. Participam ainda o Exército, com a segurança do abrigo, o Samu, as Polícia Militar e Civil, além das Defesas Civis de outras cidades de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.