Santa Catarina recebe Medalha Defesa Civil Nacional

B1oDUQ-IQAEaU -

Foto: Ministério da Integração.

Entre os homenageados, três bombeiros, soterrados quando socorriam vítimas dos deslizamentos de terra na região serrana de Petrópolis, em 2010. Santa Catarina é agraciada com a medalha que será destinada ao Major do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Fabiano de Souza, que atualmente exerce a função de Diretor de Prevenção da Defesa Civil de Santa Catarina. O reconhecimento é pelas ações durante as chuvas registradas, em setembro de 2013.

O Ministério da Integração Nacional entregará, nesta terça-feira (04/11), a Medalha Defesa Civil Nacional a 39 personalidades que se destacaram por relevantes serviços prestados ao País e à comunidade nacional, em assuntos de defesa civil.

A entrega faz parte da programação da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC), que será realizada de hoje até sexta-feira no Centro Internacional de Convenções (CICB), em Brasília. 

As primeiras condecorações foram antecipadas ontem (03) à noite ao ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira; ao secretário-executivo da Pasta, Irani Ramos, e ao secretário nacional de Defesa Civil, general Adriano Pereira. Caberá aos três comandar a condecoração dos demais contemplados.Entre os homenageados, três bombeiros, soterrados quando socorriam vítimas dos deslizamentos de terra na região serrana de Petrópolis, em 2010, serão agraciados com a medalha de ouro 

Dois deles – Fernando Fernandes Lima e Paulo Roberto Filgueiras – morreram durante a ação. A medalha será recebida por familiares. Já o bombeiro Ricardo Luiz Marques Correa, que ficou em coma, mas sobreviveu, receberá pessoalmente a honraria.

A premiação, criada em 2002, por meio do Decreto nº 4.217, é destinada a distinguir e recompensar, anualmente, até 50 personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, e instituições civis ou militares, que tenham prestado relevantes serviços ao país e à comunidade nacional, em assuntos de defesa civil.