Santa Catarina recebe o Centro de Monitoramento e Operação da Secretaria Nacional de Defesa Civil

dsc09848

A partir de segunda-feira (30), estará em funcionamento na Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC), o Centro de Monitoramento e Operação da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec). O grupo é formado por técnicos da defesa civil estadual e nacional, da Agência Nacional de Águas (ANA), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), permanecerá em Santa Catarina por período indeterminado.

“Estamos aqui para monitorar a situação da estiagem em Santa Catarina e abastecer de informações o gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, com o objetivo de dar celeridade aos processos que envolvem apoio federal”, explicou o diretor de minimização de desastres da Sedec, Rafael Schadeck, que esteve na sede da defesa civil estadual, na tarde de sexta-feira (27). Atualmente 86 municípios estão em situação de emergência em Santa Catarina.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil ativou cinco Centros de Monitoramento e Operação no país. Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina estão em ação. O diretor de resposta aos Desastres, major Aldo Baptista Neto, coordena o centro instalado no Rio de Janeiro até o dia 06 de fevereiro. Aqui, no estado, o coordenador será o integrante do Grupo de Apoio a Desastres (GADE), major Luis Fernando Santos.