Santa Catarina registra 67 municípios em situação de emergência

A Defesa Civil Estadual registra na tarde deste sábado (12) 67 municípios em situação de emergência em Santa Catarina por causa dos eventos adversos nos últimos dias. Destes, 65 estão incluídos no decreto estadual assinado pelo governador Luiz Henrique no dia 10 de setembro, por vendaval ou temporal. Os demais, Três Barras e Orleans, decretaram após esta data por enxurrada. Além das cidades com decretação, outras oito foram afetadas pelas chuvas desta semana, totalizando 77 municípios atingidos. 

Segundo o secretário estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, o decreto estadual abrangeu os 65 municípios que haviam registrado ocorrência até a data da assinatura pelo governador. “Isso não significa que os outros municípios que tiveram problema não serão atendidos com recursos ou medidas emergenciais. Esta foi apenas uma forma de dar celeridade ao processo de decretação para envio de reconhecimento ao governo federal”, explica Alves.

Celesc – Às 15 horas deste sábado, a Celesc reestabeleceu a linha de transmissão na região Oeste atingida por vendavais, o que devolverá energia elétrica a cerca de 90% da região. Segundo o diretor de Operações da Celesc, Eduardo Sitônio, serão feitas manobras para devolver a energia elétrica às residências. “È possível que algumas residências ainda fiquem sem luz, mas serão por problemas pontuais, como queda de postes”, explica Sitônio. A previsão é que a luz volte às casas até o início da noite deste sábado.