Santa Catarina registra chuva congelada

 

74dd667e-4a11-42a7-a0d5-65a598e40906

Chuva congelada em Xanxerê. Foto: Hanna Dohl

A massa de ar frio de origem polar em Santa Catarina baixou as temperaturas nesta segunda-feira, 17. Nos municípios do Oeste houve registro de chuva congelada. O fenômeno foi visto em São Miguel do Oeste, Chapecó, Xaxim, Concórdia e cidades próximas. As condições atmosféricas associadas ao ar frio e a alta umidade do ar, são os ingredientes especiais para a formação deste tipo de fenômeno.

5f8cf7fd-3ea2-448b-a15d-14ee733ae19b

Chuva congelada em Maravilha. Foto: Ederson Abi

Há condição de neve na Serra, Meio Oeste e isoladamente no Oeste. Previsão de muito frio para todas as regiões de Santa Catarina. Siga as orientações.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Frio Intensoatenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas. 

Neve e Congelamento de pista: motoristas que transitam nas estradas catarinenses, tenham a máxima cautela, transitando com velocidade reduzida e atenção redobrada. Ao se deparar com gelo sobre a pista, não prossiga. Evite transitar durante a noite, uma vez que a visibilidade fica prejudicada. Observe placas de sinalização que indicam possibilidade de gelo sobre a pista. Observar interrupção de tráfego de veículos em trechos de rodovias na presença de neve ou gelo sobre a pista.

Geadaagricultores deverão tomar medidas preventivas.