Santa Catarina se une ao Paraná na utilização de Sistema Integrado de Informação

MMKS DSC02502

Foto: Celepar.

A Defesa Civil de Santa Catarina deve começar implantar o Sistema Integrado de Defesa Civil, desenvolvido pelo Estado do Paraná,  em dois meses. Através de mensagens de texto, via telefone celular, os Coredec e Compedecs serão informados dos alertas para sua região e irão atualizar via sistema as informações referentes à ocorrência.

A informação da instalação do sistema foi confirmada pelo Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, que esteve nessa segunda-feira, 11, em Curitiba/PR. Moratelli e o Gerente de Tecnologia da SDC/SC, Rafael Rocha visitaram a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná – Celepar. “Com isso, a informação chegará com maior brevidade aos municípios, garantindo ações rápidas”, enfatizou.

O Sistema Integrado com Paraná é uma parceria entre os dois Estados no que tange redução de impactos de eventos climáticos nos municípios.  O Termo de Cooperação entre Paraná e Santa Catarina deve ser assinado em duas semanas. “Com o sistema, os Coordenadores irão ter em tempo real a situação do evento. Baseados no Plano de Contigência online a ser desenvolvido pelos municípios, a prevenção e resposta aos eventos será mais eficaz”, disse Rocha.

Para que o mecanismo seja disponibilizado, depende apenas de avaliações técnicas e jurídicas. Análises do Termo já são feitas, para agilizar a assinatura do documento. Após a assinatura do Termo será iniciada a implantação que já é tratada pelos técnicos dos dois órgãos.

Como vai funcionar:

O Sistema vai permitir o cadastro das áreas de risco, georreferenciadas, com fotos, população que poderá ser atingida e pontos de apoio próximos. Isso facilitará o procedimento operacional no momento dos alertas enviado por sms e via sistema aos municípios.

A partir do alerta enviado, é aberto um registro de ocorrência no sistema para verificar se o alerta é confirmado. Caso seja, a ocorrência passa a ser monitorada. As informações são atualizadas pelos integrantes das Defesas Civis Estadual e Municipal.

O mecanismo será utilizado como ferramenta de Business Inteligence. Vai subsidiar a tomada de decisão pelos gestores, com as informações estruturadas, sobre os ativos disponibilizados na região e os prejuízos causados pelos eventos naturais. Com isso será disponibilizado um processo mais ágil para liberação de recursos para a resposta e reconstrução.

Para que a ferramenta esteja funcionando de forma eficaz, é necessário que os Planos de Contingência dos municípios estejam prontos. A partir de janeiro, em parceria com os Coordenadores Estaduais de Defesa Civil e os municípios serão elaborados os documentos online, que vão facilitar a preparação e resposta aos eventos naturais. “Um treinamento será proporcionado pela Defesa Civil de Santa Catarina, para que os coordenadores municipais e regionais saibam como conduzir as informações”. Concluiu Rocha.