São João Batista recebe apoio da Defesa Civil após enxurrada

Autoridades visitaram ponte que caiu no bairro Arataca

Fotos: Dirleni Dalbosco – Pref. SJB

São João Batista, no Vale do Rio Tijucas teve o Decreto de Situação de Emergência homologado pela Defesa Civil de Santa Catarina. O documento foi emitido pelo prefeito, Daniel Netto Cândido, após enxurrada que atingiu o município no dia 06 de março. Agora segue para Brasília, para avaliação do Ministério da Integração reconhecer ou não.

Diante disso, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus e o Adjunto, Rodrigo Moratelli participaram de uma audiência com o prefeito, na manhã desta quinta-feira, 19.  “O município apresentou índices para o Decreto e fomos até o local onde uma ponte caiu para conferir os danos na cidade. Nos sensibilizamos e prontamente colocamos a Defesa Civil a disposição da prefeitura,” afirmou, Hobus.

Na ocasião, ficou que o Governo do Estado, através da SDC destinará 15 mil litros de óleo diesel, equivalente a R$ 41 mil, para a prefeitura, realizar os trabalhos de reconstrução.  Também foram assegurados para o município, três kits de transposição de obstáculos. As localidades que serão beneficiadas com as estruturas são: uma no bairro Fernandes e duas no bairro de Arataca.

Dados da prefeitura apontam que cerca de 1 mil habitantes foram afetados diretamente com a enxurrada. Pelo menos 10 casas foram atingidas pelas águas. De acordo com o assessor de planejamento, Luiz Henrique Lauritzen, apenas uma ponte caiu, mas outras sete ficaram bastante comprometidas. “Será necessário um investimento de R$ 1,847.127”, descreveu após conclusão do relatório.