São Miguel do Oeste realiza oficina da Estiagem

IMG 8750

Foto: Paulo Cesar Santos SDC/SC.

Chega a terceira edição, as oficinas da Estiagem no Oeste de Santa Catarina. Os trabalhos dessa segunda etapa dos trabalhos de elaboração do Diagnóstico e Resiliência da Estiagem no Oeste, tiveram início na semana passada, em Joaçaba. Na ocasião, cerca de 60 pessoas participaram. La foram apresentados dados técnico. Depois, Concórdia recebeu o grupo técnico e houve participação de cerca de 60 pessoas. Em São Miguel do Oeste também se manteve o patamar de público, 65 interessados no assunto.

O fofo nesse período é ouvir os integrantes de grupos que formam as comunidades, como entidades de classe, poder público e empresarial. Antes disso, os profissionais e estudantes da Udesc, já foram a campo para ouvir os moradores;

Os trabalhos desta segunda-feira, 25, tiveram início às 8h30 e foi realizado no Salão Nobre da prefeitura de São Miguel do Oeste. Depois da explanação do projeto que vai mobilizar 118 municípios do Oeste, houve a divisão dos grupos que definiram as prioridades para implementar na Região para minimizar os impactos da Estiagem.

O Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus  reforçou que há milhares de poços artesianos irregulares na Região Oeste. “Estimamos que tenham mais de 50 mil poços nessa situação. Isso é  um crime ambiental imensurável,” destacou.

Milton Hobus lembrou ainda que quando assumiu a SDC desistiu de um projeto que considerou ineficiente para findar o problema de seca no Oeste. “Tínhamos um contrato com o governo federal para a perfuração de mais 10 mil poços artesianos. Eu decidi por não fazer. Não havia critério técnico. E hoje, o diagnóstico já mostra que estávamos certos,” enfatizou.

Conforme o professor Mário Freitas, da Udesc que coordena os trabalhos hoje o Estado de Santa Catarina ocupa lugar de destaque no volume de recursos hídricos. “Água subterrâneas existem, mas também são bens esgotáveis,”disse.

O Secretário Milton ainda pontuou que é necessário conhecer bem o que a natureza oferece. “Precisamos saber o quanto está se utilizando, quanto está se repondo, para ter sempre.” Finalizou.

Depois dessas fases concluídas, a equipe multidisciplinar se desloca para Chapecó, onde realizam a oficina, nessa terça-feira, a partir das 8h30, no Colégio Bom Pastor. Já na próxima quarta-feira, Xanxerê recebe a oficina da Estiagem. O local será a Unoesc, Campus E. Além disso, está previsto trabalho em Maravilha, nos próximos dias. A data ainda será definida.

As possíveis ações apresentadas nas oficinas serão compiladas e depois disso, o relatório final apresentará possíveis ações de mitigação a estiagem.