SC participa de Reunião entre Brasil e Japão em Brasília

IMG-20141119-WA0011

Foto: Defesa Civil SC/SC.

A Defesa Civil de Santa Catarina participa nesta quarta-feira da reunião técnica entre JICA e Ministério da Integração Nacional. Representam o Estado Catarinense, o Secretário, Rodrigo Moratelli e o Coordenador Regional de Xanxerê, Luciano Peri. A reunião conta com a presença dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O encontro tem como finalidade discutir a expansão das áreas urbanas, com responsabilidade. Tanto que um dos questionamentos traduz bem esse tema. “Até que ponto podemos expandir?” Além disso, há dúvidas sobre os riscos de um crescimento desordenado, os problemas que poderão surgir, quais as vantagens e desvantagens da verticalização dos municípios.

Por conta disso, os Estados participantes defendem as Cartas Geotécnicas, Mapas de Susceptibilidade de Riscos, Mapas de Expansão, Planos de Contingência, Planos Diretores. Segundo Moratelli, somente essas ações poderão reduzir impactos de situações adversas “Precisamos seguir essa ordem. Contrário será um lugar vulnerável”, destacou.