SC participa do XII Seminário Nacional de Manuseio e Transporte de Produtos Perigosos

pp1

Foto: Divulgação SDC/SC.

A Defesa Civil de Santa Catarina, através do Setor de Gerenciamento do Transporte de Produtos Perigosos participou do XII Seminário Nacional de Manuseio e Transporte de Produtos Perigosos. Na ocasião, foram discutidas as atualizações da Legislação sobre o assunto.

O evento proporcionou um estreitamento de laços entre profissionais que atuam no segmento fiscalização dos produtos. Também foi a oportunidade para lançamento do Manual de Auto Proteção e Fiscalização no Transporte de Produtos Perigosos – PP12. O documento é uma coletânea, que contempla em um único manual as Leis atualizadas sobre o assunto.

Hoje, discussões em torno desse assunto são consideradas de extrema importância, muito utilizado nas atividades diárias de Fiscalização Preventiva e Emergência envolvendo Produtos Perigosos.

Santa Catarina conta com pelo menos 30 Instituições público e privadas em envolvidas na fiscalização de transporte e emergência do segmento. Em 2014, várias capacitações foram proporcionada no Estado e dezenas de fiscalizações em diversos pontos de Rodovias Federais e Estaduais que cortam Santa Catarina.

O assunto é tão importante para o Governo de Santa Catarina, assim como a segurança dos responsáveis pelo transporte, que reuniões são constantes envolvendo profissionais de diversas áreas, com o mesmo objetivo, reduzir risco de acidentes graves com produtos perigosos.

Na tarde dessa quinta-feira, 13, foi realizada na sede da Defesa Civil de Santa Catarina, a 5ª reunião da Comissão Estadual de Prevenção, preparação e resposta Rápida a Emergência com Produtos Perigosos – CE-P2R2. A oportunidade foi para prestação de contas das atividades desenvolvidas durante o ano de 2013.

A reunião contou com a participação das instituições que compõem a CE P2R2, onde foi apresentado o Professor Antônio Pinheiro – Especialista em Risco de Desastres, Del Pueblo de Los Estados – USAID. Entre os visitantes estavam Sidney Velado – Assessor Regional, e Vicente Lapolli, Secretário Executivo da GCEPED/UDESC, que ampliaram as discussões sobre propostas de parceria na elaboração do Plano de Atendimento Mutuo em Emergência com Produtos Perigosos – PAM.

Durante explanação foi apresentado a proposta de PAM idealizada pela CE P2R2, com as propostas de trabalho em parceria com a UDESC, sendo realizado durante toda tarde para tratativas de parceria na elaboração do PAM com participação do GCEPED/UDESC. Uma nova reunião foi marcada próxima sexta feira, 21,para elaboração de parceria.