Secretaria da Defesa Civil orienta a população em caso de chuvas intensas

A Secretaria de Estado da Defesa Civil orienta a população catarinense quanto aos cuidados em período de chuvas intensas. É importante seguir as dicas de segurança para evitar transtornos como contaminação, curto-circuito, enchentes e deslizamentos.Hoje e início de quinta-feira, 14,  há previsão de chuva, vento moderado a forte de Sul a Sudeste no Litoral do Estado, com rajadas de 60 a 90km/h, associadas a um sistema de baixa pressão (ciclone) próximo a costa.

Como prevenção, antes da chuva, é necessário alguns cuidados básicos: não jogar lixo em bueiros (boca de lobo), para não obstruir o escoamento de água; não jogar lixo ou entulho no córrego, para não obstruir a passagem da água; não construir residências próximas a córregos (podem inundar) ou a barrancos (pode haver deslizamento). 

Na ocasião das fortes chuvas é importante estar alerta quanto ao nível de água. "Se estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro e não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou ser contaminadas, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose", informou o diretor de prevenção da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves. 

Tempestades com descargas elétricas, vento e/ou granizo: permanecer em em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas plublicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos, inundações e enxurradas: deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar agitado: condições desfavoráveis para as atividades de pesca e navegação de pequenas e médias embarcações.

Ressaca (maré de tempestade): proteger apretechos de pesca e de maricultura, atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de risco de erosão e inundações costeiras.

Após o fim das chuvas não se deve usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito. É preciso ainda cuidado com a água que for beber (atenção ao odor e à mudança de cor), pois ela pode ter sido contaminada pela inundação, trazendo riscos à saúde. Não consumir alimentos atingidos pela água, pois podem estar contaminados. Em caso de febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça ou no corpo, ou de qualquer outro sintoma de doenças, procure imediatamente o médico ou unidade de saúde mais próxima.