Secretaria da Defesa Civil prestigia solenidade de certificação de cães de busca e resgate

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC), representada pelo diretor de resposta aos desastres, major Aldo Baptista Neto, participou na semana passada (21) da solenidade de abertura da 4ª Prova de Certificação Internacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento, em Itajaí.

Anualmente são realizadas duas provas oficiais de certificação, sendo uma nacional e outra internacional. A prova internacional é julgada por árbitros da Organização Internacional de Cães de Resgate (IRO), com sede na Áustria, cujos regulamentos seguem os padrões da Organização das Nações Unidas (ONU). Participaram da certificação e acompanharam as provas: o presidente da Organização Internacional de Cães de Resgate, Wolfang Zörner; a juíza internacional da IRO/Holanda, Digna Anita Shunembum (Holanda); juíza internacional da IRO/Eslovênia, Ierneja Pernovecz; bombeiros de Santa Catarina, Paraná, Alagoas, Maranhão, Rio de Janeiro, e representantes do Corpo de Bombeiros Militar.

A Secretaria de Estado da Defesa Civil apoiou o evento, por meio da diretoria de resposta aos desastres, pois considera o serviço dos cães de faro, uma ação importante nas operações de busca de e salvamento de vítimas de desastres.