Secretaria da Saúde ajuda a definir ações para salvar vítimas das enchentes

Com as águas baixando na maioria dos municípios que foram atingidos pelas chuvas nesta última semana, os moradores tratam de realizar as limpezas em suas casas, lojas, instituições e ruas. Para que não haja registro de ocorrência de contração de doenças durante a limpeza, é preciso que as pessoas tenham conhecimento sobre os cuidados que devem ser tomados.

A Secretaria de Estado da Saúde está dando suporte e orientações técnicas aos municípios, em conjuntos com as secretarias municipais. Na reunião com o Grupo de Ações Coordenadas (Grac), a diretora da Vigilância Sanitária, Raquel Bittencourt, destacou a importância da limpeza nos locais afetados, sobre o consumo dos alimentos e os cuidados para evitar a contaminação decorrentes das enchentes.

A diretora também alertou sobre a questão dos animais mortos, principalmente dos roedores domésticos, que podem ser encontrados nos quintais e nos restos de entulhos das casas. A orientação é não colocar a mão diretamente, mas sim envolver em sacos plásticos e descartar no lixo comum. “Atenção redobrada com a água sanitária. Existe o risco do manuseio e as pessoas podem se intoxicar, explica Raquel Bittencourt.

Para manter a população bem informada, a Secretaria da Saúde está colocando no ar uma campanha de utilidade pública, com o doutor Drauzio Varella, sobre a prevenção de doenças causadas pelas enchentes. Nos spots de rádio e comerciais de televisão, o médico ensina de forma didática e objetiva os cuidados que as pessoas devem ter com a ingestão de água contaminada, por exemplo. A campanha segue até dia 30 de setembro.

Conheça alguns cuidados com a água antes de consumir, principalmente em cidades atingidas pela chuva forte dos últimos dias.

CUIDADOS COM A ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO

– Não beba água de piscina. Esta contém produtos químicos além do cloro em quantidade desconhecida. A água de piscina não é potável e somente pode ser utilizada para higienização de ambientes e residências.

– Não beba água de fonte duvidosa.

– Em casos de água turva, ferva a água por 15 a 30 minutos, deixe a água esfriar, acrescente o hipoclorito de sódio a 2,5% na quantidade de 4 gotas para cada litro de água e aguarde 30 minutos antes de consumi-la.

– Nos casos de água límpida mas de fonte desconhecida, proceda a fervura e adicione 2 gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água e aguarde 30 minutos antes de consumi-la.

INSTRUÇÕES PARA LIMPEZA DA LAMA RESIDUAL DAS ENCHENTES
A lama das enchentes tem alto poder infectante e fica aderida aos móveis, paredes, fios e tomadas elétricas, assoalhos, etc. Recomenda-se:

– desligar a rede elétrica, limpar as tomadas e conexões;

– aguardar a secagem antes de religar a energia elétrica;

– tirar a lama com enxadas, pás, baldes (sempre protegendo-se com luvas e botas de borracha para evitar agravos a saúde humana como leptospirose);

– lavar e limpar o local utilizando água, panos e sabão;

– desinfetar com uma solução de água sanitária na proporção de 4 copinhos pequenos descartáveis (para café) de água sanitária em um balde de 10 litros de água.

– passar um pano embebido na solução acima, em paredes, pisos, teto, azulejos, móveis e utensílios;

– para higienização do ambiente externo – espalhar cal hidratada;

– organize o lixo em local apropriado para posterior coleta por parte do poder público

CUIDADOS COM DOENÇAS:

– O período de incubação da leptospirose, transmitida por roedores domésticos, vai de um a 30 dias após o contato com o agente infeccioso, e os sintomas variam desde febre alta, dor de cabeça e dores musculares, até quadros mais graves, insuficiência renal, hemorragias e alterações neurológicas que podem levar à morte. Apresentando alguns desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.

ATENÇÃO AOS ANIMAIS PEÇONHENTOS:

– Na limpeza de entulhos e do lixo doméstico, é preciso tmar cuidado com animais peçonhentos como aranha, cobras e escorpiões que com a enchente são desalojados de seu habitat

– Ao voltar para casa, deve-se sacudir roupas, sapatos, roupas de camas antes de utilizá-los.

– Até a limpeza total da região, não ande descalço. Tape buraco nos assoalhos. Mantenha os arredores da casa limpos. Não coloque as mãos em buracos ou tocas.

– Em caso de picadas, a vítima deve aguardar por socorro deitada, para diminuir a absorção do veneno, Não tente chupar o veneno para extrai-lo do corpo nem amarre o lugar afetado. Procure ajuda profissional imediatamente.

Informações adicionais:
Daniela Melo