Secretaria de Estado da Defesa Civil explica como deve ser o procedimento em situações de risco

A Secretaria de Estado da Defesa Civil alerta que as fortes chuvas previstas para esta semana pode resultar em inundações, enxurradas e escorregamentos. Também ocorrerão rajadas fortes de vento sul e mar agitado em Santa Catarina. O acúmulo de chuvas previsto para a esta semana será próximos à média climatológica de todo o mês de setembro.

Ventos fortes ou tempestades: as pessoas devem procurar abrigo em locais seguros e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados.

Alagamentos: deve-se evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Deslizamento de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3244-0600 ou 4009-9816.

Informações adicionais:
Fabiane Pickusch Costa