Secretaria Nacional de Defesa civil entrega mapeamento de áreas de risco no estado

IMG 9385

A secretaria Nacional de Defesa Civil fez a entrega nesta sexta-feira (25) do mapeamento das áreas de deslizamento e inundações de cinco municípios em Santa Catarina, Brusque, Luiz Alves, Palhoça, São José e Timbó. No total, 35 municípios vão receber este mapeamento que faz parte do plano nacional de gestão de riscos e respostas a desastres naturais.

Além dos municípios com o trabalho finalizado, nove estão em execução, são eles Anitápolis, Alfredo Wagner, Balneário Camboriú, Gaspar, Ilhota, Itajaí, Jaraguá do Sul, Navegantes e Rio do Sul e outros 21 com os serviços contratados, como Antônio Carlos, Botuverá, Camboriú, Itapema, Ituporanga, José Boiteux, Nova Trento, Pomerode, Ponte Alta, Schroeder, Presidente Getúlio, Rio do Campo, Rodeio, São João Batista, Taió, Vidal Ramos, Corupá, Garuva, Joinville, Mafra e Rio Negrinho.  O trabalho abrange 275 setores e mais de 12 mil edificações em Santa Catarina.

Esta ação tem como objetivo mitigar e prevenir os impactos dos desastres em todo o país. Para o Diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD Rafael Schadeck, o material é fundamental para o gerenciamento e análise do risco para determinar as características da ameaça e as vulnerabilidades do local.

No âmbito Federal, o material poderá ser aplicado no direcionamento de ações e elaboração de políticas públicas, além de definir ações direcionadas e mais efetivas em caso de desastres.

Para Santa Catarina, este é um importante diagnóstico que vai servir de base para a prevenção e resposta a desastres.  Assim, cada município, de posse deste diagnóstico, poderá realizar com mais eficácia, projetos de prevenção, planos de contingência por tipologia de desastre, direcionamento dos planos diretores e a fiscalização do uso e ocupação do solo.

O mapeamento de áreas de risco é inédito no Brasil. Em todo o país serão mapeados 821 municípios num investimento de R$ 106 milhões.