Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil acompanha cenário de SC

WhatsApp Image 2016-10-17 at 00.39.14

Assim que o evento climático deste domingo (16) foi registrado no Sul de SC, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, se deslocou para a região. O primeiro município visitado por Moratelli foi Tubarão, um dos municípios mais afetados do Sul. Ele e quatro coordenadores regionais atuam nos municípios atingidos. Eles avaliam os danos causados pelo temporal.  Depois de passar por Tubarão, o secretário visitou Capivari de Baixo, ainda na noite deste domingo. Ele permanece no Sul do Estado nesta segunda-feira (17) onde acompanha o levantamento dos danos em todos os municípios afetados.

A Celesc e a Eletrosul trabalham nas regiões afetadas para restabelecer a energia elétrica ainda nesta noite. De acordo com a assessoria de imprensa da Celesc, os dados da 0h36 apontam que  32 mil unidades estão sem energia elétrica.

Para Moratelli a maior quantidade de óbitos acontecem depois que o evento é registrado, quando as pessoas iniciam o processo de reabilitação por conta própria. “Eles tentam consertar telhados, religar a energia elétrica e aí são expostas a um risco que não tem conhecimento e vem a óbito aumentando ainda mais essa crise e transformando num desastre”, diz.

O secretário reforça para a população que em caso de necessidade chame as forças do Estado e do Município através do número 193 e 199 para que possamos restabelecer o cenário o mais rápido possível.

Em Tubarão uma menina de 7 anos morreu após árvores atingir o carro em que estava. Outros 20 municípios foram atingidos por eventos diversos. Uma força atua no Sul do Estado para garantir os serviços essenciais.

Ainda na noite de hoje, Moratelli fez contato direto com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow. Segundo o secretário, Ramlow comprometeu em auxiliar o Estado caso seja necessário. “Vamos completar o levantamento e assim que tivermos os dados faremos o contato com a Defesa Civil Nacional”, diz.

WhatsApp Image 2016-10-17 at 00.30.04