Secretaria reúne integrantes do Sistema de Monitoramento e Alerta

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Nesta terça-feira (3), a Secretaria de Estado da Defesa Civil deu continuidade às reuniões para construção do Sistema Estadual de Monitoramento e Alerta, projeto aprovado pelo Ministério do Planejamento e que prevê oito etapas até a conclusão. O objetivo é ampliar e fortalecer o sistema de alerta da Bacia do Rio Itajaí na prevenção e mitigação de desastres nos municípios catarinenses. 

A fase do projeto que compõe a aquisição do radar meteorológico está em processo de licitação e será financiado pelo Fundo Estadual de Defesa Civil, no custo de R$5,5 milhões. Com a instalação, os alertas poderão ser antecipados e atuarão preventivamente para proteção civil e mobilização das comunidades. 

O Sistema também integra a elaboração de planos de contingência a 53 municípios com risco de inundações, bruscas e graduais, e escorregamentos. Será realizado o mapeamento das áreas de afetadas por escorregamentos nas cidades que compõe a Bacia do Rio Itajaí e a ampliação da rede de monitoramento hidrometeorológico, além da criação das centrais de Monitoramento, Alerta e Alarme e Gestão de Desastres e de Monitoramento e Previsão. 

De acordo com o gerente de monitoramento e alerta da Defesa Civil, Frederico Rudorff, o planejamento para cada etapa é o mais importante para implementação do Sistema neste momento. “Precisamos definir o que serão os detalhes das ações que integram o projeto para a capacitação dos envolvidos e reestruturação da atual rede. A intenção é criar um alerta descentralizado e operacional para preparar as pessoas na resposta a desastres”. Entre as instituições envolvidas estão a Epagri, Deinfra, Ciasc e Governo do Estado. Na próxima semana, os integrantes do projeto estarão reunidos na sede do Ciasc para utilização do software que permite a gestão de ações do Sistema.