Secretarias setoriais se unem para a reconstrução do Estado de Santa Catarina

foto_m_54216 

Durante a manhã desta quarta-feira (14), o governador Raimundo Colombo se reuniu com os secretários setoriais para relatar as ações realizadas, até o momento, após as chuvas e pedir o empenho de todos para a reconstrução de Santa Catarina.

Foto: James Tavares / Secom

“A ideia dessa reunião é estreitar todo o Governo, deixando claro os passos e as ações de cada pasta. Estamos em um processo de ajuda interna, para que possamos ser mais eficientes e agir o mais rápido possível. Somente com essa união poderemos atender de forma mais efetiva todos que sofreram com as chuvas”, destacou Colombo.

Segundo o secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, a intenção do governador é nivelar o conhecimento dentro do colegiado, para poder realizar ações precisas e fundamentais para a reconstrução. “A reunião foi bastante produtiva, observamos o número de setores envolvidos nesse processo de ajuda, juntos com a Defesa Civil. Isso mostra que nosso trabalho está sendo feito de maneira coordenada e articulada, e esse foi o motivo proposto e orientado pelo governador Raimundo Colombo”, finalizou o secretário.

No começo da tarde desta quarta-feira, o governador se reuniu também com os deputados estaduais da bancada governista para tratar da catástrofe climática de setembro.

Ações de pronto-atendimento
A Secretaria de Defesa Civil (SDC) iniciou o alerta, no último domingo (4), por meio da previsão de uma semana com acumulado de chuvas, temporais e risco de inundações, enxurradas e escorregamentos no Estado. O total de chuvas esperado para o período ficou em torno do equivalente ao aguardado para todo o mês de setembro, de acordo com dados do Ciram/Epagri. O alerta foi intensificado a partir da aproximação do período de chuvas. Com o aviso, iniciaram as recomendações da SDC para cada situação: alagamentos, vendaval e deslizamentos.

As defesas civis municipais foram informadas e acionadas. Uma equipe trabalhou amplamente na Comunicação, utilizando da telefonia, redes sociais na internet (twitter e e-mails), radioamadores, sites oficiais do Governo do Estado e da Defesa Civil e a parceria com imprensa (jornais, rádios, televisão e outras) foram utilizados pela equipe em todo o processo.

O Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) foi acionado na quinta-feira (8), onde participaram cerca de 30 pessoas de 15 instituições, como secretarias de Estado, Deinfra, PM-SC, BM-SC, MI/Sedec, Exército, Aeronáutica, dentre outros, que passaram a se reunir no centro de operações na sede SDC para agilizar as ações de atendimento a população atingida. Geólogos na região do Vale e do Alto Vale avaliaram as áreas de risco.

Durante o atendimento às comunidades, foram utilizados 11 helicópteros que atuaram nos trabalhos de socorro e assistência, principalmente nos municípios do Vale e Alto Vale. Além, das aeronaves disponíveis nas estruturas do Estado, A Defesa Civil recebeu o apoio de helicópteros de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Força Aérea Brasileira.

Até esta quarta-feira, foram disponibilizados mais de 750 toneladas de alimentos, produtos de higiene pessoal e água, distribuídos entre os municípios para atender demandas mais urgentes.