Secretário Adjunto participa de encontro no Rio de Janeiro sobre áreas de risco

417b8bf7-99a7-47ae-bf6c-0e7a64c9edd9

Foto:Divulgação SDC/SC

Já está no Rio de Janeiro, o Secretário Adjunto de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli. Ele participa da sexta reunião técnica de trabalho sobre o mapeamento de áreas de risco. A atividade é promovida pelo Gides, que envolve Estados brasileiros. “Estamos na fase de escrever os manuais para as áreas de mapeamento de área de risco e também de monitoramento”, disse Moratelli.

De acordo com Moratelli, o trabalho consiste ainda na avaliação de condições para determinar medidas não estruturais e estruturais, reconstrução e a inclusão nas áreas de perigo e risco nos planejamentos urbanos.

O Secretário Adjunto da Defesa Civil de Santa Catarina é integrante do Gides e participa de todos os encontros. A cada reunião, novas diretrizes são trazidas para Santa Catarina e novidades de minimização dos efeitos da força da natureza são aplicados e apresentados em território catarinense. “Na última sexta feira estive em Blumenau com uma equipe de técnicos japoneses para avaliar o deslizamento com fluxo de detritos na Nova Russia,” destacou.

Rodrigo Moratelli lembrou que está em discussão com o Ministério das Cidades e a JICA um piloto, inclusive com obras, para servir de modelo para todo o Brasil. “A Defesa Civil de SC propôs pagar os projetos e o Ministério das Cidades e o Cemaden as obras e monitoramento,” salientou.

A ação ocorre juntamente com o Serviço Geológico do Brasil – CPRM, no Rio de Janeiro durante essa semana. Os profissionais aproveitam a oportunidade para visitar áreas de risco de detectar possíveis ações.