Secretário Althoff visita ex-governador e criador da Defesa Civil catarinense Colombo Salles

 dsc06573

Na tarde desta quarta-feira (11), o secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, esteve com o ex-governador e criador da Defesa Civil catarinense Colombo Machado Salles, na sua residência, em Florianópolis.  Acompanharam a visita, o diretor de prevenção, Emerson Emerim, e a assistente do secretário, Joana Lentz.

O secretário agradeceu a recepção da visita e destacou que a semente plantada há quase quatro décadas vingou e hoje é referência no trabalho e atuação para todo o país. “Em nome do Governo do Estado, do governador Raimundo Colombo, esta visita é para demonstrar a gratidão que Santa Catarina tem com sua ação”, destacou Althoff.

Para o ex-governador a criação da Defesa Civil foi o cumprimento do seu dever diante das circunstâncias que o estado enfrentava no período, como a enchente de Tubarão. 

O encontro marcou o início do cronograma de visitas oficiais do secretário Althoff, frente à secretaria de estado, que visa estreitar o relacionamento entre Defesa Civil, entidades e autoridades. A escolha de a primeira visita ser realizada à Colombo Salles é devido ao seu relevante trabalho em prol da defesa civil enquanto governador.  Dia 18 de maio fará 38 anos que a Defesa Civil catarinense foi instituída, através da lei nº 4841 de 1973.

Colombo Salles
Professor e ex-governador Colombo Machado Salles foi o criador da Defesa Civil Catarinense, através da lei 4841 de 18 de maio de 1973, no período de sua gestão de 1971 a 1975. Engenheiro civil especializado em portos e canais, Salles escreveu o livro Rios e Canais, em 1993. Entre as suas atividades foi presidente da comissão do rio Tietê em São Paulo e administrador do porto do Rio de Janeiro. Na década de 60 também exerceu o cargo de Secretário de Governo do Distrito Federal.

Medalha
Colombo Salles leva o nome da Medalha de Mérito de Defesa Civil instituída no Estado por meio do decreto 1.365 de 16 de maio de 2008. O nome homenageia o responsável pela criação da Defesa Civil catarinense. A comenda premia personalidades e instituições.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel 48 8843.3695 e email defesavilsc@gmail.com.

Secretaria de Estado da Defesa Civil