Secretário anuncia descentralização de R$152 mil para o Batalhão de Ajuda Humanitária

170812-formatura_cepm_e_entrega_de_onibuns_106

Foto: PMSC

Nesta sexta-feira (17), às 10h, o secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, anunciou a descentralização de R$ 152 mil ao Batalhão de Ajuda Humanitária da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), durante a formatura de 224 alunos do Curso de Formação de Soldados que irão compor o Batalhão. O recurso será utilizado na aquisição de conjuntos de embarcações infláveis e carretas rodoviárias.

A parceria com o Batalhão de Ajuda Humanitária é resultado de um convênio celebrado entre a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Estado da Defesa Civil. No total, são 430 policiais militares habilitados para atuarem em caso de desastres. O treinamento foi realizado no Centro de Ensino da Polícia Militar e teve por objetivo capacitar policiais militares na execução de atividades de preservação da ordem pública em cenários atingidos por eventos adversos. O programa teve uma carga horária de 35 horas/aula e abordou conteúdos relacionados à organização de força tarefa, sistema de comando em operações, assistência humanitária internacional e sistema de defesa civil.
 
Durante o evento também foram entregues três ônibus especiais denominados Unidades Móveis de Comando e Controle (UMCC). São veículos para atender demandas logísticas em catástrofes naturais e grandes eventos. Além de funcionar como posto de comando, a estrutura permite o envio de notícias em tempo real, realizar videoconferências, coletivas de imprensa, além de alojar e acomodar as equipes.