Secretário da Defesa Civil determina ações e faz vistoria na Barragem do rio Itajaí do Sul

ew  O secretário regional de Rio do Sul, Italo Goral, acompanhou nesta terça-feira, 22, o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, em reunião de trabalho na Barragem Sul, em Ituporanga, com representantes da Defesa Civil, do Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra, de empresas que atuam na barragem e com o pessoal de manutenção e operações da barragem

Na ocasião, foi determinado um cronograma de licitações e obras em conformidade com um plano anticheias que abrange todo o Vale do Itajaí.
Na Barragem Sul, o secretário Hobus determinou que novas licitações terão regime especial de 30 dias, e assim os trabalhos para instalação e redimensionamento dos equipamentos hidráulicos, elétricos e mecânicos poderão ser iniciados até abril ou maio. Após a elevação em dois metros da Barragem Sul, a capacidade da baía de retenção, que hoje é de 93 milhões de metros cúbicos de água, passará para 110 milhões.

Aos representantes das empresas de engenharia licitadas e que atuam na barragem, o secretário da Defesa Civil solicitou um cronograma de obras detalhado. Anteriormente, devido à demora de repasses, não havia continuidade nas obras, e mesmo na manutenção. De agora em diante, como é a Defesa Civil quem irá gerir verbas de R$ 1 bilhão para implementar as obras do plano anticheias, esta descontinuidade cessará e as obras nas barragens do Sistema da Bacia do Itajaí, além de diques e reclusas, e um sistema integrado de prevenção, que inclui radar meteorológico e centro de alerta, envolvendo as SDRs, Ciram/Epagri, Deinfra e Defesa Civil, deverá minimizar os efeitos das cheias em todo o Vale do Itajai, preservando vidas e diminuindo prejuízos.

O secretário Hobus também referiu-se ainda sobre a possibilidade de aproveitamento hidrelétrico, turístico e esportivo de lazer das barragens do sistema, com projetos de urbanismo e paisagismo, com iluminação e passarelas. O secretário da Defesa Civil destacou que o Governo do Estado deverá corrigir as ações para que haja maior celeridade nas obras com um cronograma integrado.

Participaram da reunião e da inspeção à Barragem Sul o diretor da Obras Civis do Deinfra, Rubens Hulmann; coordenador da Defesa Civil para o Alto Vale, sargento BM James da Silva; o engenheiro Antônio Murara, da Alto Vale Projetos e Engenharia; engenheiro Marcelo Fernandes, da Sanetal Engenharia; engenheiro Paulo Dias, da Construtora Saks, responsável pela manutenção da barragem.