Secretário da Defesa Civil se reúne com Defesas Civis municipais do Vale do Rio do Peixe

dsc07316

Acompanhando a comitiva do projeto “Governar o Governo”, que leva o governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira e as secretarias setoriais do estado aos municipios catarinenses, o secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff, se reuniu com os representantes das defesas civis regionais de Videira, Caçador e Joaçaba, nos dias 20, 21 e 22 de julho.

Foto: Defesas Civis da SDR Joaçaba

A primeira visita aconteceu em Capinzal, onde Althoff se reuniu com o coordenador da defesa civil, Gilmar Luiz David. No município, a defesa civil possui plano de contingência, mapeamento das áreas de risco e periodicamente realizam vistorias para evitar a ocupação dessas áreas. A defesa civil ainda desenvolve trabalhos de prevenção nas escolas do município, com palestras e distribuição de materiais educativos.

Ainda cumprindo compromissos pela região, o secretário esteve na cidade de Joaçaba e foi recebido por Eli Martins, presidente do Conselho Municipal da Defesa Civil (Comdec). O município possui uma topografia difícil e há preocupações com deslizamentos de terra. A cidade está desenvolvendo um projeto para proteção de encostas. A reunião com os representantes da SDR aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), no Seminário de Luzerna. Onze municípios participaram do encontro: Catanduvas, Lacerdópolis, Luzerna, Erval Velho, Joaçaba, Jaborá, Treze Tílias, Herval d’Oeste, Piratuba, Capinzal e Água Doce.

Na região de Videira, o secretário visitou o município de Pinheiro Preto e foi recebido pelo prefeito Euzébio Calisto Vieceli e a defesa civil, instituída há 16 anos no município. Em seguida, Althoff se reuniu na SDR de Videira, com os representantes de outros quatro municípios: Arroio Trinta, Fraiburgo, Tangará e Videira.

Pela região de Caçador, Althoff visitou o município de Rio das Antas e conversou com o prefeito Alcir José Bodanese e com os representantes da defesa civil municipal. Na cidade, a defesa civil desenvolve o programa anti-granizo, importante para o cultivo do tomate. Em Caçador, o secretário esteve reunido com representantes dos sete municípios que compreendem a SDR: Caçador, Calmon, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Rio das Antas e Timbó Grande.

Durante os encontros, o secretário tratou da importância de uma defesa civil municipal estruturada. “Se não tivermos a participação efetiva do município, não é possível fortalecer o sistema de defesa civil no Estado”, destacou. Althoff falou de dois projetos da Secretaria que visam à segurança da população catarinense frente aos desastres, um que é a regionalização da defesa civil estadual, com a criação dos coordenadores regionais. O segundo é o projeto de apoio para a estruturação das coordenadorias municipais, com os kits de defesa civil, que contempla a distribuição de equipamentos como viaturas, computadores, GPS, entre outros. O projeto prevê ainda, a capacitação dos agentes de defesa civil, criação de planos de contingência e a realização de mapeamentos de áreas de risco. Entre as contrapartidas dos municipios estão: a criação de cargos efetivos de técnicos e de um Fundo Municipal de Defesa Civil.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.